24 agosto, 2018

REGULAMENTO DO JOGO DO BLUFF. Lisboa, Companhia Typographica, 1892. In-8.º (19,5cm) de 15, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Regulamento do jogo do Poker, na sua fase de divulgação em Portugal, designado jogo do Bluff.
"O bluff foi inventado na America do Norte com o nome de Poker. É o jogo da moda e o mais apreciado em quasi todas as sociedades civilisadas.
Nos clubs, nas salas particulares, tem prevalecido a todos os outros jogos carteados.
Consiste na dissimulação e no engano, excellente titulo para exprimir a sua indola em portuguez. Tema feição do jogo do golfo, supposto ser menos violento.
Tornou-se predilecto do bello sexo, o que não é uma insinuação à sua natural subtileza; mas sim um dos seus maiores atractivos.
O segredo do bluff funda-se na impassibilidade com que deve ser jogado. O menor gesto nervoso, o menor relancear de olhos, a menor impaciencia, pode comprometter o Jogador, que deve ser calmo, frio e paciente.
O momento psycologico como na guerra, pode comparar-se ao coup d'œil do general. Principalmente n'esta qualidade ingenita consiste a vantagem do jogador.
A esperança de comprar a maravilhosa, ou carta addicional denominada best bower, inspira um interesse particular.
O bluff é muito susceptivel de lamentações. O feliz occulta os ganhos, o infeliz exagera as perdas. Chega a causar lastima tanta lamentação.
É curioso observar a avidez com que os parceiros veêm as cartas e a maneira como as apertam nos dedos, á espera de comprarem a que desejam. Se, n'aquelle momento, fosse possivel photographal os, que rico album se não arranjaria para contemplar expressões de contentamento, de uma esperança perdida, ou a de algum sentimento menos nobre!
Não ha jogo em que seja preciso maior sangue frio e mais paciencia do que no bluff. Exige muita attenção, mas não d'aquella que cança e fadiga como, por exemplo, no whist, no boston, ou no bésigue.
Não se deve ser muito audaz nem muito timido. Qualquer d'estas exagerações é quasi sempre prejudicial. O bom criterio é indispensavel, assim como estudar a indole e os systemas empregados pelos jogadores.
É inconveniente entrar em todos os jogos, sem ter pelo menos um par de figuras, ou fazer bluffs repetidas vezes.
Em geral não se devem fazer augmentos não sendo pé ou contra pé. O augmento inopportuno afasta os parceiros e prejudica, sem vantagem, os que entram na partida."
(Excerto da Synthese do jogo)
Após o prólogo, seguem-se as regras aprovadas pelo Grémio Literário em número de 49.
No final, em nota de rodapé, refere-se relativamente ao regulamento: "Estas regras, fundadas na experiencia e nos factos, foram maduramente discutidas e estudadas pelos mais auctorisados jogadores do bluff do Gremio Litterario e sanccionadas por todos como uma necessidade impreterivel, a fim de evitar o cahos e a desordem."
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e manchas de humidade.
Inscrição de posse manuscrita na capa do Grupo Bluffista dos Patrulheiros de Pedrouços.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional, ou em qualquer outra fonte bibliográfica.
Peça de colecção.
30€

Sem comentários:

Enviar um comentário