20 agosto, 2018

CANDIDO, Luiz José - TRACTADO DA SANGRIA. Ornado com estampas, que contêm o plano das veias do corpo humano onde se póde practicar a operação da sangria. Obra utilissima para todos aquelles que se dedicam á profissão de cirurgiões ministrantes, e de sangradores. Por... Coimbra, Imprensa da Universidade, 1863. In-8.º (16,5cm) de 54, [2] p. ; [2] f. il. ; B.
1.ª edição.
Curioso trabalho sobre o modo de aplicar a sangria, procedimento médico que consiste na extracção de sangue dos pacientes para  alívio e tratamento de doenças. Esta terapêutica foi sobejamente utilizada até finais do século XIX.
Livro ilustrado com duas folhas em separado contendo 4 gravuras assinadas por Clemente.
"A necessidade que ha na lingua vernacula, de um tractado especial de sangria, que satisfaça completamente ao fim dos que se destinam á cirurgia menor ou ministrante, suggeriu-me a ideia (foi temeridade, quem sabe?) de publicar um opusculo, que, alem de ser novo entre nós, contivesse as principaes noções de sangria.
As chamadas artes de sangrar, por muito imperfeitas e defeituosas, não estão a par da sciencia, não so pela grande complicação de termos obsoletos, como tambem pela confusão e não systematica collocação na ordem das materias; e, finalmente por tractarem de cousas, que, não fazendo o objecto da sangria, so servem para lhe difficultar o estudo, faltando-lhes aquillo com que eu enriqueci e adornei este pequeno trabalho.
As estampas, que acompanham este tractado, com o plano das veias, que mais commummente se sangram no corpo humano, são de grande e summa utilidade, para todos aquelles a que faltam os conhecimentos anatomicos indispensaveis para se practicar, com firmeza e consciencia, ésta operação."
(Excerto do preâmbulo, Ao leitor)
Matérias: Ao leitor. I - Da Sangria. Sangria em geral. II - Da Sangria. em particular: Sangrias no braço; Da sangria do pé; Sangria da jugular. III - Da arteriotomia. IV - Das sangrias topicas ou locaes: Sanguesugas; Mucheturas; Escarificações; Ventosas: Ventosas seccas; Ventosas escarificadas.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário