05 agosto, 2018

LAPA, Rodrigues - ESTUDOS GALEGO-PORTUGUESES. Por uma Galiza renovada. Lisboa, Sá da Costa Editora, 1979. In-8.º (21cm) de [6], 129, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada em com 4 desenhos em página inteira - 1 por página.
Capa de Espiga Pinto.
"Sempre considerei a Galiza, essa terra maravilhosa, desgraçada e incompreendida, como sendo a minha própria terra; e historicamente e geograficamente assim é, pois dentro dos limites da velha Galécia, que chegava pelo sul ao rio Mondego. Mas também lhe estou vinculado pelo coração, que apoia naturalmente todos os que defendem a sua liberdade e cultura. Esta atitude não se identifica com qualquer posição militante e agressiva no plano geográfico e político. Fomos sempre muito claros a esse respeito. Logo em 1935, por ocasião do centenário de Pondal, tivemos ocasião de dizer, a propósito de «uma aproximação entre as duas partes da desmembrada cultura galego-portuguesa»: «Digamo-lo brutalmente: nós não nos sentimos em condições de tornar feliz a Galiza [era na época do Fascismo]; e, ainda que o estivéssemos, preferiríamos que ela fabricasse por si mesma, como o nosso apoio moral, a sua felicidade.» Mais de uma vez temos insistido na limpeza e sinceridade das nossas intenções, e não damos a ninguém o direito de as pôr em dúvida."
(Excerto do Prefácio)
Índice:
Prefácio. 1. - Castelao e a Galiza. 2. - Uma entrevista oportuna. 3. - Centenário de Pondal. 4. - A Galiza, o Galego e Portugal. 5. - A recuperação literária do galego. 6. - Duas atitudes face ao problema do galego. 7. - Ainda a recuperação literária do galego. 8. - Otero Pedrayo e o problema da língua. 9. - Língua portuguesa: a quantidade e a qualidade. 10. - Sobre a lira lusitana de Curros Henriquez. 11. - Añon e as saudades de Portugal. 12. - António Sérgio e o problema da língua literária.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário