10 agosto, 2018

MARTY, Dr. Francisco de A. Vargas – O MATRIMONIO, O DIVORCIO E O ADULTERIO. Estudo medico social pelo... Traducção de J. A. Bentes. Lisboa, Livraria Central de Gomes de Carvalho, 1908. In-8.º (17cm) de 91, [5] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso estudo sobre o relacionamento conjugal, com incursão no tema do celibato religioso. Publicado no início do século XX, este ê um trabalho pioneiro que revela algum desassombro para a época.
Sumário:
O Matrimonio: Funccionamento d’esta instituição em diversos povos. – O pedido de casamento. – O consentimento. – Os esponsaes, donativos, proclamas, etc. – O casamento religioso e o casamento civil. – As festas nupciaes. – A viagem de núpcias: seus inconvenientes. – Causas de nullidade ou de impedimento do matrimonio. – Obrigações e direitos. – O celibato em geral. – O celibato como causa de dissolução de costumes. – O celibato eclesiástico. – A natureza e o voto de castidade. – Os padres devem casar? – O Divorcio: Causas e efeitos. – O Adulterio: Penas e castigos. – O adultério e a legislação. – O marido assassino. – Tolerancia com os adulteros em determinadas épocas. – Tarifa das absolvições: um documento curioso. Canones do Concilio de Trento porque ainda se rege hoje o matrimonio. – Projecto de lei Naquet, que serviu de base à lei do divorcio da Republica franceza.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta pequena falha de papel no canto superior direito.
Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário