04 agosto, 2018

MARTINS, Dr. Francisco - RELIGIÃO E SCIENCIA. Sermão que na solemnidade inaugural do anno lectivo de 1894-1895, e juramento dos lentes da Universidade de Coimbra prégou o... Lente cathedratico da Faculdade de Theologia. Coimbra, Imprensa da Universidade, 1894. In-4.º (23,5cm) de 33, [3] p. ; B.
1.ª edição.
"Tudo o que é humano está sujeito a vicissitudes: condição imperterivel da contingencia immanente em sua natureza; mas tambem é insito nesta o aspirar sempre ao mais elevado e perfeito. [...]
O fim essencial da religião é ligar por amor os homens a Deus, e por este amor os homens entre si.
Ora, como naturalmente somos inclinados a amar um ser tanto mais, quanto melhor conhecemos as suas perfeições, segue-se que tudo, que possa concorrer para o conhecimento dos infinitos attributos do Ser Creador, contribue á realisação daquelle fim.
E, como todas as sciencias humanas estudam a magnificentissima obra da creação, em que divinas perfeições rebrilham e se ostentam, principalmente aos olhos de quem lida por perscrutar-lhe os segredos, áquelle fim nos conduzem todas.
Todas ellas são destinadas a elevar o homem, e tudo o que eleva o homem o approxima de Deus. Todos trabalham por dissipar as trevas da ignorancia, e quanta mais luz alumiar um espirito, tanto mais nitidamente nelle se  representará a imagem de Deus.
Deste modo podemos com Clemente Alexandrino considerar as sciencias como preparatorio e auxiliar da religião."
(Excerto do Sermão)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas envelhecidas e algo manchadas.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário