17 agosto, 2018

RELAÇÃO CHRONOLOGICA SUMMARIA DAS NAVEGAÇÕES, DESCOBRIMENTOS E CONQUISTAS DOS PORTUGUEZES. Lisboa, Na Imprensa Nacional, 1840. In-16.º (12,5cm) de 32 p. ; E.
1.ª edição.
Obra publicada sob anonimato, foi seu autor Fr. Francisco de São Luís Saraiva, popularmente conhecido como Cardeal Saraiva. Trata-se da singela, e raríssima edição original, que viria a ser reimpressa, muito acrescentada, no ano seguinte, em 1841.
Livro revestido por bonita encadernação artística.
D. Frei Francisco de São Luís Saraiva, "Cardeal Saraiva" (1766-1845). "Natural de Ponte de Lima, onde nasceu em 26 de Janeiro de 1766. Desempenhou o cargo de Ministro do Reino entre 24 de Setembro de 1834 e 16 de Fevereiro de 1835, integrando o primeiro governo constitucional, presidido pelo Duque de Palmela, nomeado por D. Maria II, D. Frei Francisco de São Luís Saraiva começou por ordenar a libertação dos presos sem culpa formada e conceder providências em favor dos estudantes das academias de Coimbra, Lisboa e Porto afectados pela sua dedicação à causa liberal. Não foi, todavia, neste cargo que mais se distinguiu na sua dimensão maior de político influente e respeitado, reconhecido como uma das figuras mais proeminentes da sociedade portuguesa da sua época. O seu prestígio resulta, sobretudo, da sua vincada personalidade, dos ideias que perfilhou e dos altos lugares a que ascendeu, com destaque para os de Reitor da Universidade de Coimbra, Bispo de Coimbra, Deputado em sucessivas legislaturas, Presidente da Câmara dos Deputados, Regente do Reino, Guarda-Mor da Torre do Tombo, Conselheiro de Estado e, finalmente, Patriarca de Lisboa, onde viria a morrer em 7 de Maio de 1845, com 79 anos de idade."
(Fonte: https://www.pontedelimacultural.pt/Blog.asp?t=paginas&pid=1464&mpid=1433)
Encadernação inteira de pele, gravada a seco e a ouro nas pastas.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Ausência da lombada. Pastas algo desgastadas, com defeitos. Pelo interesse e raridade recomenda-se restauro apropriado.
Raro.
50€

Sem comentários:

Enviar um comentário