02 agosto, 2018

COSTA-SACADURA, Professor - A OBRA DA A. N. AOS TUBERCULOSOS E A RAINHA D. AMÉLIA. Através de algumas cartas inéditas. [Pelo]... Da Academia das Ciências. Lisboa, [s.n. - Tip. Silvas, Lisboa], 1949. In-4.º (23cm) de 33, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Deste opúsculo fez-se uma tiragem especial de cem exemplares, exclusivamente destinados a ofertas. [N.º 90]. Valorizado pelo autógrafo do autor.
Livro ilustrado com os retratos da Rainha D. Amélia, D. Maria Brandão Palha e do Cardeal D. Américo, bispo do Porto, cada qual em página inteira. Contém ainda numa outra página os retratos dos ilustres membros da Comissão técnica da A. N. T. (8).
"Se entre muitas outras excelsas virtudes que exornam o carácter da Senhora D. Amélia de Orleans e Bragança mais não houvesse do que as que se referem às obras de assistência que criou em Portugal, estas sobrariam para a impôr à gratidão de todos os portugueses, e mais que a todos aos humildes que tanto protegeu e que eternamente a elegeram Rainha do seu coração.
Essas suas três criações admiráveis que aí perduram o testemunham bem alto e claro - a Assistência Nacional aos Tuberculosos, o Instituto Bacteriológico Câmara Pestana e o Dispensário de Alcântara."
(Excerto do preâmbulo)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capa apresenta rasgão no canto inferior direito sem perda de papel.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário