14 agosto, 2018

ARAÚJO, Maria Benedita - SUPERSTIÇÕES POPULARES PORTUGUESAS : contribuição para um estudo. Lisboa, Edições Colibri, 1997. In-4.º (23cm) de [2], 150, [2] p. ; il. ; B.
Capa: Ricardo Moita.
1.ª edição.
Importante estudo académico sobre a superstição em Portugal.
Ilustrado com mapas estatísticos no texto.
"Ao trazermos à colação usos, costumes e tradições portuguesas, em muitos casos rotulados de supersticiosos pela Igreja Católica, apresentamos preferencialmente um conjunto de crenças populares que atingiram os nossos dias. Na sabedoria transmitida de pais a filhos nada é supérfluo, cada segmento ocupa uma posição bem determinada na economia salvífica, de modo a preservar o corpo e o espírito. Conforme os casos, no universo da forças antagónicas que circunda o microcosmos da vivência humana, acções e reacções podem e dever ser favorecidas ou contrariadas, potenciadas ou anuladas. Por isso, do nascimento à morte, do indivíduo à sociedade, as técnicas tradicionais de protecção e de apaziguamento de tensões estão sempre presentes. Aborda-se neste livro, a maneira como, através dos séculos, o povo português foi cimentando uma resposta ao meio, preservando os valores bioculturais herdados da sua ancestralidade."
(Apresentação retirada da contracapa)
Índice:
Introdução. 1 - Do Indivíduo: costumes, tradições e superstições respeitantes ao nascimento e baptismo, infância e adolescência. 2 -  Fa Família: costumes, tradições e superstições relativos ao casamento e à virgindade da mulher. Embaraço ou prenhez. Parto e aleitação. Cautelas em relação aos filhos. 3 - Do Corpo Social: costumes, tradições e superstições relacionados com outros aspectos da comunicação inter-pessoas: grupo de vizinhança e grupo de consanguinidade. O enigma do futuro e a arte de "dominar vontades"... 4 - Do Quotidiano - Trabalho e Sobrevivência: costumes, tradições e superstições relacionados com o labor da terra e a faina do mar. Agricultura e práticas agro.pecuárias. 5 - Da Saúde e da Doença. Da Morte: Costumes, tradições e superstições respeitantes à enfermidade e ao deperecimento. O funeral. 6 - Do Sobrenatural: Costumes, tradições e superstições respeitantes à religião popular e à sua polarização: Deus e o Demónio. Os santos e as suas relíquias. O culto dos mortos. As almas. Os "Fieis" e os "Infiéis" de Deus. Conclusão. Mapas.
Maria Benedita Araújo (n. 1933). "Concluiu as provas de doutoramento em História Moderna e Contemporânea na FLUL em Janeiro de 1989, desempenhando desde então as funções pedagógicas, científicas e de coordenação inerentes, quer no Departamento de História quer nos Centros de Apoio Universitário de Faro, Beja e Funchal, onde teve igualmente a seu cargo as cadeiras de História da Expansão e dos Descobrimentos Portugueses, História do Brasil e História da Cultura Moderna."
(Dados biográficos retirados da contracapa do livro)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário