22 agosto, 2018

PROST-LACUZON, J. & BERGER, H. - DICCIONARIO DE VETERINARIA HOMŒOPATHICA OU GUIA HOMŒOPATHICA PARA O TRATAMENTO DAS DOENÇAS DOS ANIMAES DOMESTICOS. Por... Traducção do francez. Lisboa, Typographia Universal de Thomaz Quintino Antunes, impressor da Casa Real, 1878. In-8.º (20,5cm) de 359, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Importante tratado de medicina homeopática veterinária em forma de dicionário.
"É no intuito de fazer participar os animaes domesticos dos beneficios da homœpathia que escrevi este livro. Apresento-o como vade-mecum indispensavel aos veterinarios praticos, aos proprietarios de gado, aos cultivadores, aos officiaes de cavallaria, e em geral ás pessoas que, tendo a seu cargo, cavallos, cães, bois, vaccas, carneiros, cabras, ovelhas, porcos, galinhas, etc., quizerem ou precisarem tratar com facilidade e promptidão as doenças d'estes animaes.
Analysei com attenção as causas, os symptomas e os medicamentos: as causas, que permittem evitar a doença, os symptomas, que a fazem conhecer; os medicamentos, que fornecem os meios de a curar. [...]
Entendi dever, quanto ao modo de formular este Diccionario, recorrer á coadjuvação de um pratico experimentado, mr. Henri Berger, alumno das escolas de veterinaria, e antigo veterinario do exercito. Meu livro lucrou muito com os seus preciosos conselhos.
A pedido de algumas pessoas compuz uma pharmacia do veterinario homœpathico, á qual dei primeiro, debaixo do titulo: Medicamentos veterinarios homœpathicos e suas indicações therapeuthicas, a nomenclatura dos medicamentos, que cumpre ter sempre, com a indicação das doenças em que ensaiei o emprego d'estes medicamentos e reconheci os seus effeitos. Em seguida apresento algumas noções sobre o modo de administrar as dóses.
Compuz tambem, debaixo do titulo: Animaes domesticos e suas doenças, um quadro com o nome dos animaes, onde agrupei as diversas molestias de que são atacados, e para ellas notei symptomas proprios e experimentei um tratamento especial."
(Excerto do Prologo do auctor)
Jules Prost-Lacuzon (1817-1899). Natural de Dole (Jura), França. Médico e romancista. Membro da Société d'émulation du Jura e membro correspondente da Sociedade Médica Homeopática de França.
E
xemplar brochado em bom estado geral de conservação. Sem contracapa. Capa frágil com defeitos, algo manchada, com falhas de papel. Pelo interesse e raridade da obra recomenda-se o seu restauro e encadernação.
Raro.
35€

Sem comentários:

Enviar um comentário