07 julho, 2018

PROCLAMAÇÃO Do Tenente General Hope, Comandante das Tropas Britanicas para a inmediata Segurança e Tranquillidade de Lisboa. Habitantes de Lisboa.
PROCLAMATION By Lieutenant General Hope, Comanding the British Troops, for the immediate Protection and Tanquility of Lisbon.

[Lisboa], Na Impressão Regia, [1808]. In-fólio de 3, [1] p.
1.ª edição.
Importante peça da Guerra Peninsular. Impressa em duas línguas (português/inglês), trata-se da histórica proclamação publicada após a libertação de Lisboa, em 1808, no final da 1.ª Invasão Francesa comandada por Junot, visando o estabelecimento da ordem pública e conter os assaltos e pilhagens.

"Habitantes de Lisboa.
O Vosso Paiz he resgatado, e vós tornais a ser livres; a vossa Bandeira Nacional fluctúa em toda a parte do Reino. [..] Para que pois os mal intencionados (se he que os ha) não convertão a verdadeira liberdade em demaziada soltura, e a fim de evitar na presente crise as terriveis consequencias de hum tal acontecimento, cumpre ao Commandante em Chefe, e áquelles, a quem tem immediatemente delegado a Superintendencia da Tranquillidade Publica desta Cidade, vigiar com summo desvelo na sua paz e socego, e na Segurança das pessoas, e Propriedades de seus leas e bons Habitantes. Para conseguirmos este fim, será indispensavel, por pouco tempo, conservar Guardas fortes, Piquetes e Patrulhas em varios sitios, a fim de segurar e prender toda a pessoa que se atrever a perturbar a Tranquillidade Publica.
(Assignado) JOÃO HOPE,
Tenente General."
(Excerto da Proclamação)
John Hope (1765 - 1823). Comandante militar do Exército Inglês. O General Hope, 4.º Conde de Hopetoun PC KB FRSE, conhecido como o Honorável John Hope de 1781 a 1814 e como Lord Niddry de 1814 a 1816. Foi um político escocês e oficial do exército britânico. Atingiu o posto de general, tendo servido sob as ordens do Duque de Wellington nas guerras napoleónicas, principalmente no Mediterrâneo e nas Campanhas Peninsulares. Tinha fama de valente, e foi altamente recomendado por Wellington.
Muito raro.
Com indubitável interesse histórico e olisiponense.
Peça de colecção.
40€

Sem comentários:

Enviar um comentário