29 julho, 2018

GOODSPEED, D. J. - LUDENDORFF : soldado - ditador - revolucionário. Tradução de Eloywaldo Chagas de Oliveira. [S.l.], Biblioteca do Exército, 1968. In-8.º (21cm) de 346, [6] p. ; [8] p. il. ; il. ; B.
1.ª edição.
Biografia militar de Erich Ludendorff, general alemão, e um dos principais comandantes do exército germânico durante a Grande Guerra.
Ilustrada com 8 mapas no texto, e oito páginas a p.b., impressas em separado sobre papel couché, reproduzindo retratos e momentos do general.
"Ao lançarmos a biografia de Erich Luderdorff, longe de nós a ideia de reviver o prussianismo ou de pugnar pela apologia da guerra, pois como militares que somos, conhecemos melhor que ninguém os horrores de dela decorrem.
No desejo de fornecer aos nossos leitores os mais variados assuntos, selecionamos esta obra tendo em mente não só os aspectos históricos como também a figura de um homem discutido, que, durante a primeira guerra mundial, enfeixou em suas mãos, na Alemanha, um poder excepcional. Uns acusam-no de ditador, outros do desprezo pela vida da juventude alemã, sacrificando-a ao extremo quando a guerra já era perdida..
O que é inegável é que Luderdorff foi um estrategista da mais pura linha, que amava a sua Pátria e que soube aliar à inteligência a capacidade do homem de acção e de planejador emérito."
(Excerto da introdução, Nota aos leitores)
Índice:
I - A Casa Vermelha na Königsplatz. II - ... E os felizes dias de verão. III - Liége. IV - O chamado para o Leste. V - Tannenberg. VI - Os lagos masurianos. VII - O avanço para o Vistula. VIII - A batalha de Lodz. IX - A batalha de inverno de Masúria. X - A ofensiva de Garlice-Tarnow. XI - O chamado para o comando supremo. XII - A visão do alto. XIII - O homem mais importante da história. XIV - Estendem-se as sombras. XV - Fracassa a última investida. XVI - A derrota. XVII - Novos amigos. XVIII - Safra de turbilhões.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico e militar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário