26 julho, 2018

D. MANUEL II : nascimento, infancia e adolescencia : o seu reinado. Porto, Escriptorio de Publicações J. Ferreira dos Santos - Editor, 1908. In-8.º (21,5cm) de 64 p. ; [3] f. il. ; B. Bibliotheca de Assumptos Notaveis
1.ª edição.
Historia dos reis de Portugal desde D. Pedro IV (Luctas civis pela liberdade e pelo absolutismo, revoluções, acontecimentos celebres, etc.). Os tres ultimos reinados: D. Pedro V, D. Luiz e D. Carlos - D. Pedro V comparado a D. Manuel II: reinou soffrendo; como o povo o amava e como elle afrontou a morte - Revista e genealogia dos imperadores, reis, principes e outros chefes d'Estado do Mundo. Lista completa das familias reinantes. Familia real portugueza; parentesco com a realeza extrangeira - D. Manuel II: Sua vida: nascimento, infancia e adolescencia - O estudante, o marinheiro - Ascensão ao throno - O seu reinado: desfazendo a obra do pae - Anecdotas, ditos e perdilecções.
Publicado pouco tempo após o regicídio, trata-se de um curioso e muito raro opúsculo dedicado a D. Manuel II e à família real portuguesa, com uma resumida exposição dos laços de sangue desta com as casas reinantes da Europa.
Inclui uma breve alusão aos momentos que se seguiram ao tiroteio no Terreiro do Paço, e ao ferimento daí resultante em D. Manuel II.
Apesar do pouco tempo passado sobre o atentado contra a familía real, e a saída de cena do defunto rei, o autor, que escreve sob a capa do anonimato, e utiliza uma prosa favorável a D. Manuel II, não se coíbe de "acusar" D. Carlos de atentar contra a Carta Constitucional, e por conseguinte, contra os direitos dos cidadãos.
Livro ilustrado com três folhas extratexto contendo fotogravuras do rei D. Manuel II em diversas épocas da sua vida.
"Porque o infante D. Manuel era filho segundo do senhor D. Carlos, rei de Portugal, havendo portanto, o primogenito D. Luiz Philippe, seu irmão mais velho, nunca se esperou que aquelle infante tão cêdo subisse os degras do throno. O principe real D. Luiz era havido como o legitimo successor de seu pae, e, como tal, fôra educado mais politicamente do que seu irmão D. Manuel. A viagem ás colonias fôra um dos numeros mais importantes do programma da sua instrucção real. Pouco aproveitava com ella, todavia, o jovem principe; dentro em poucos mezes era morto pela carabina de Manuel Buissa, na tarde fatal de 1 de fevereiro.
Está ainda na memoria de todos como se realisou o attentado contra a familia real, antecedido de outros attentados praticados pelo rei e seu primeiro ministro João Franco contra os direitos politicos e civis dos portuguezes. Vivia-se n'uma epocha de terror: não havia lei, a Carta Constitucional, outhorgada pelo bisavô de D. Carlos, fôra eliminada por êste monarcha, não existindo senão a sua vontade e a de João Franco."
(Excerto de D. Manuel. Causas que deram logar á sua ascenção ao throno)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e pequenas falhas de papel. Pelo interesse e raridade, justifica encadernar.
Raro.
Peça de colecção.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário