18 julho, 2018

BARBOSA, Viriato - PÓVOA DO MAR. [S.l.], [s.n. - Composto e impresso na Editora Poveira, L.ᴰᴬ], 1967. In-8.º (22cm) de 185, [7] p. ; [7] f. il. ; B.
1.ª edição.

Cuidada, impressa em papel de superior qualidade e ilustrada com bonitas gravuras em folhas separadas do texto.
Capa de Mário Martins.
"Um livro de sentimento e de Fé que fala ao coração poveiro – Um livro de Amor ao torrão natal".
Interessante monografia sobre a Póvoa de Varzim, uma das mais apreciadas que se publicaram sobre esta cidade piscatória (à época, vila), importante polo cultural e industrial nortenho.
Livro muito valorizado pela dedicatória autógrafa do ilustre poveiro.

"Nessa páginas conforme foram esboçadas, tentei dar à narrativa a leveza delicada da espuma do mar e da maresia procurei dar o odor forte e acre.
Contar singelos episódios, chamar à cena as personagens, figuras duma enternecedora galeria poveira que habitaram o mundo de minha meninez, dois traços apenas, leves tons de tinta, retoques poucos e pronto, a pintura, boa ou má, aí ficou: uma série de pequenas aguarelas de cores suaves em que as únicas manchas carregadas são as que o tempo empresta. Tudo leve, como leves são as asas que se abrem roçando o infinito das recordações.
Salpicos de História, um ou outro, ficam por essas páginas em determinadas alusões a fastos poveiros, só na dose de tempero.
Recordações, ternas recordações de quem vive amando a terra em que dulçorosamente se abriram os olhos para a luz do dia. Ancestral paixão da terra, sentimento herdado sabe-se lá por que poderes devinamente ocultos, passando de gerações para gerações, elos duma cadeia de corpos e almas, sentimento hereditário com profundas raízes no coração, que o zelo ciumoso alenta - tal paixão é a vida, é a existência real do poveiro!"
Excerto do preâmbulo, A quem ler)
Índice:
A quem ler. I - A minha Junqueira. II - O Largo de S. Roque. III - A Rua Direita. IV - A Rua da Ponte. V - O Passeio Alegre. VI - Do Pelourinho à Matriz. VII - O Pescador poveiro nos versos do «Só». VIII - Era uma vez um rei. IX - Póvoa do Mar. Marginália.
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário