23 julho, 2018

PEREIRA, Francisco Maria Esteves - O LIVRO DO PROFETA AMÓS E A SUA VERSÃO ETIÓPICA : estudo literário. Por... Coimbra, Imprensa da Universidade, 1917. In-4.º (23cm) de 65, [2] p. ; B.
1.ª edição.
"Amós é o contemporâneo mais velho de Miquéias e Oséias e foi o primeiro dos profetas escritores. Seu nome significa “aquele que leva cargas pesadas”. Amós era criador de gado e produtor de figos numa vila ao sul de Jerusalém chamada Tecoa. Amós recusou-se a ser chamado de profeta evidenciando a sua ruptura com as instituições formais de seu tempo: o palácio real e o templo (7:14-15).
Essa independência institucional permitiu a Amós proclamar a Palavra de Deus livremente sem nenhuma preocupação com a opinião pública ou interesses escusos. Nada mais se sabe sobre Amós. Alguns eruditos presumem que, após o pronunciamento de seus oráculos, tenha voltado para Tecoa, editado e redigido suas palavras tal como as temos hoje. Outros ainda afirmam que discípulos que o tenham seguido registraram seus oráculos."
(Fonte: http://www.milhoranza.com/2013/05/24/antigo-testamento-amos/#.WudWfpch2M8)
Versão etiópica do livro de Amós, reproduzido na sua grafia original. Com tradução para português e notas do autor.

"Entre os Hebreus, desde o tempo em que é conhecida a sua história, houve sempre homens que se criam inspirados de Deus, e que faziam conhecer a vontade dele ao comum do povo. Até ao século nono antes de J. C. o inspirado de Deus era designado sómente pelo nome de vidente (hozêh); viviam independentemente uns dos outros, e eram consultados àcêrca das menores dificuldades da vida; depois do tempo em que viveu Saúl, apareceu uma outra classe de inspirados, denominados nâbiim (plural de nâbi), os quais percorriam em bandos o país, acompanhados de músicos tocando em seus instrumentos, a cujo som os nâbiim bailavam danças desordenadas, e pronunciavam em voz cadenciada e plangente discursos exaltados. [...]
Os videntes e os profetas hebreus formulavam usualmente em verso as suas revelações; as suas respostas ou mensagens eram apresentadas sob a forma de sentenças breves, incisivas, e intencionalmente envolvidas em obscuridade.
Em certas épocas os nâbiim foram muito numerosos; mas o seu valor religioso e moral era muito diverso; e não era sempre fácil reconhecer a palavra de Deus no meio das indicações contraditórias, que eles davam com igual segurança em nome de Deus. Os profetas contribuiram para desenvolver entre o povo a fé e o entusiasmo pelo Deus nacional Yahvé, e a noção dos deveres com a pátria."
(Excerto do Cap.I, Os profetas hebreus)
Matérias:
I. - Os profetas hebreus; II. - O profeta Amós; III. - Versão etiópica do Livro de Amós. [O Livro de Amós - versão original]. [O Livro de Amós - tradução para português].
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos.
Raro.
Com interesse histórico e religioso.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário