03 julho, 2018

LEONE, Metzner - NAZIS (dez mêses na Alemanha em guerra). Lisboa, Livraria Portugal, 1941. In-8.º (18 cm) de 309, [3] p. ; B.
1.ª ediçao.
Capa de Cândido.
Visão da Alemanha "por dentro" durante o 3.º ano de guerra, no apogeu do seu domínio militar. O autor era um conhecido germanófilo.
"Vivi dez mêses na Alemanha em guerra como jornalista estrangeiro adido ao Ministério das Relações Exteriores do III Reich, em Berlim; no desempenho das minhas funções fiz uma viagem de quatro semanas através de todo o país, durante a qual atravessei alguns territórios anexados pelos Nazis, uns ainda antes da guerra, como a Áustria, e outros já em consequência das vitórias militares alemãs, como a Alsácia. O que vi, o que ouvi e o que senti durante a minha permanência na Alemanha Nacionalsocialista é o que constitue êste livro, que mais não pretende ser que um relato da vida alemã, sob as directrizes que os Nazis lhes imprimiram e sob os imperativos criados pelas circunstâncias da guerra."
(Excerto da introdução)
Índice:
Introdução. Primeira Parte - Na capital do III Reich: Tempelhof; Uma cerimónia militar; Quando caiem bombas em Berlim; A rectaguarda; A vida na capital alemã; Ersatz - milagre alemão; Racionamento; Os Nazis e os Católicos; O meu amigo judeu; Duelo aéreo; Porque foi Rudolf Hess para Inglaterra? A «bota prussiana»; Os Nazis e a Europa. Segunda Parte - Atravez da Alemanha em guerra: Nürnberg; Heidelberg; Strassburg; Munique; Braunau; Viena - e a história duma camisa...
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
Com interesse histórico.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário