02 julho, 2018

NORONHA, D. Manoel de - MEMORIA PARA A FUNDAÇÃO DA CAMARA DE COMMERCIO E INDUSTRIA CORTICEIRA. Por... Lisboa, Typographia Universal : Imprensa da Casa Real, 1904. In-4.º (24 cm) de 24 p. ; E.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história da indústria corticeira em Portugal. Na primeira parte da obra é traçado um retrato da indústria na época - nacional e internacional. A segunda parte é dedicada ao projecto de estatutos para a Câmara de Comércio e Indústria Corticeira de Portugal.
"É evidentemente sob o imperio d'uma necessidade analoga que os individuos se agrupam para fundar as associações.
Hoje mais do que os individuos, trata-se d'associar interesses de condições economicas absolutamente differentes, porém com as mesmas causas de crise e produzindo os mesmos effeitos.
[...]
Vamos ao nosso caso:
Tem Portugal a producção annual de 340:000 quintaes metricos d'um artigo até agora insubstituivel pelas suas excellentes e multiplas propriedades, com applicações sempre crescentes que o tornam motivo de largo commercio exterior.
Comtudo a inveja dos extrangeiros, a ambição e candidez dos nacionaes, conseguiu levar, tamanha riqueza, ás portas da miseria, sob a pressão do qual nos anniquilamos e succumbimos.
Não resta duvida que da decadencia da industria rolheira teve origem a ruina do operariado, e o proprio productor da cortiça se encontra já em bem desassocegada situação.
Appellos para os tratados internacionaes e para a elevação dos direitos ou prohibição da exportação de cortiça elaboravel em rolhas, tem sido a unica solução apontada pelos interessados, como meio de resolver a crise da industria corticeira; tendo chegado a conceber-se o projecto d'uma liga aduaneira luso-hespanhola."
(Excerto da primeira parte)
Encadernação inteira de percalina com ferros gravados a seco e a ouro na pasta frontal. Conserva as capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Assinatura de posse na capa e na f. rosto.
Raro.
Com interesse histórico e industrial.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário