28 julho, 2018

BRENNUS, Dr. - O ACTO BREVE OU A INCONTINENCIA DAS EJACULAÇÕES NA CÓPULA. Seguido de um estudo pelo Dr. Cauffeynon sobre o mecanismo da ejaculação, erecção fugitiva e espermatismo. Traducção de Augusto de Castro. Lisboa, João Carneiro - Livraria do Povo : Silva & Carneiro, [1906]. In-8.º (19,5cm) de 76, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Curioso estudo fisiológico publicado nos alvores do século XX.
"Para que se possa avaliar bem quão desastrosos são os effeitos de uma copulação rapida em demasia, ou seja d'O acto breve, é necessario comprehender bem qual o fim para que servem, sob o ponto de vista physiologico, os orgãos geradores.
Isoladamente, esses orgãos não são mais do que canaes evacuadores dos reservatorios ou depositos aos quaes estão ligados. [...]
Estes orgãos evacuadores exercem as suas funcções sem mudar de fórma ou de volume.
Mas desde que estes orgãos ou apparelhos se põem em contacto, desempenham as funcções mais elevadas da vida - a procreação. Para isso uma vitalidade nova os anima. O sangue invade-os com violencia, fazendo-os mudar de fórma, de côr, de volume e de aspecto. Molles, frios e pallidos, congestionam-se, tomam côr mais viva e, pela erecção, tornam-se duros, quentes e ardentes. [...]
No Acto breve, a ejaculação, que rapidamente se produz, põe termo á excitação do homem e força-o a retirar-se.
Ora o espasmo que a mulher experimenta não é devido á excitação do esperma, por que elle precede, muitas vezes a emmissão d'esse fluido nos Actos completos, e póde até ter logar pelo simples effeito do contacto de outros orgãos diversos do orgão gerador.
Mas esse espasmo, apenas começado, é frustado na sua duração, quando todas as molas organicas, por assim dizer, estão distendidas no mais alto gráu e lhes supprimem de repente todo o elemento que deve servir de ponto de appoio, fazendo vibrar este conjunto de forças as mais preciosas da vida. É este engôdo, esta burla que a natureza mal suporta e que ella não tolera impunemente.
Platão comparava as partes sexuaes da mulher a - um animal glutão e avido, que, se lhe recusam o alimento, quando o necessita, se enfurece impaciente com a demora.
É melhor dizer em poucas palavras: estes orgãos, uma vez excitados, devem ser satisfeitos.
É perigoso enganal-os depois de lhes ter promettido.
Aquelles que tão singularmente se teem immiscuido nos segredos d'alcova e que teem feito mesmo uma especie de codigo dos deveres conjugaes, comprehenderam tão bem os perigos que advem de não dar satisfação completa á mulher nas suas expansões intimas, que chegam a permittir-lhe que ella propria termine o Acto breve. [...]
Com effeito, por esse facto, a affeição mais pura de dois entes unidos pelo casamento póde ser sériamente ameaçada: a mulher desgostosa, enfraquecida e doente despresará o marido e irá procurar, seja como fôr, a satisfação que lhe é recusada. E ahi estão o adulterio e o divorcio em perspectiva."
(Excerto do Prefácio)
Matérias:
Prefácio. I - Da ejaculação em geral. II - Da ejaculação prematura. III - Do habito dos orgãos. IV - Da neurasthenia. I. Acção da vontade; II. Derivação ou diversão do influxo nervoso por meio de excitações periphericas; III. Acção local directa. V - Educação da vontade.
Mechanismo da ejaculação para servir de demonstração do tratamento, Pelo Dr. Cauffeynon: Dos meios de retardar por um instante o funccionamento do mechanismo da ejaculação; A erecção fugitiva e os atadores d'agulhetas; Impotencia imaginaria; Incapacidade de coito por falta d'erecção - Coito incompleto por falta d'ejaculação ou aspertamismo.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Lombada com pequenas falhas de papel nas extremidades.
Raro e muito interessante.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário