30 julho, 2018

FERREIRA, Padre Ernesto - REGRESSO Á TERRA. Vila-Franca do Campo, MCMXXVIII [1928]. In-8.º (19 cm) de 28, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Obra marcante. Trata-se de um manifesto pela autonomia e descentralização, utilizado também pelo autor para apelar aos valores tradicionais.
Opúsculo muito valorizado pela dedicatória autógrafa do padre Ernesto Ferreira ao Dr. Antero Carneiro de Freitas.
"Regresso á Terra é, em certa maneira, o mesmo que regresso ás venerandas crenças, aos sãos costumes, ás formosas tradições, em que muitas gerações basearam a sua felicidade em Portugal, êsse velho fidalgo que tem vindo morrendo aos poucos, sem que um sopro vivificador o revogue do torpor em que jaz. E o mal, de que sofre a mãe patria, alastra-se e pretende contaminar os torrões açorianos que são, talvez ainda, o ultimo reduto, em que tenta entrincheirar-se a alma nacional."
(Excerto do texto)

Manuel Ernesto Ferreira (Vila Franca do Campo, 1880 - Vila Franca do Campo, 1943). "Mais conhecido por Ernesto Ferreira, foi um padre católico, etnógrafo e naturalista. Manteve extensa colaboração com a imprensa da ilha de São Miguel e fundou e editou a revista A Phenix (Vila Franca do Campo) e o jornal A Crença.
Para além das suas funções religiosas e docentes, Ernesto Ferreira interessou-se pela história natural, reunindo, essencialmente como autodidacta, um valioso acervo de conhecimentos nas áreas da geologia, da botânica e da zoologia. Estas áreas do saber, a par da etnografia, do folclore e da geografia humana, particularmente da ilha de São Miguel, foram os campos ao qual dedicou a sua curiosidade e sobre os quais deixou valiosa publicações. Para além disso também se interessou pela história dos Açores. Revelando-se um trabalhador infatigável, desenvolveu um trabalho polifacetado, como aliás foi característica dos intelectuais açorianos das primeiras décadas do século XX."
(Fonte: Wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário