17 julho, 2018

AS FOGUEIRAS DA INQUISIÇÃO. [Lisboa], Grémio Montanha, 1926. In-8.º (17,5cm) de 23, [1] p. (inc. capas) ; il. ; B.
1.ª edição.
Curiosa peça de propaganda anticlerical publicada pouco antes da instauração do regime da Ditadura Militar. Opúsculo distribuído gratuitamente pela loja maçónica «Grémio Montanha».
Trata-se de um resumo histórico da actuação da Inquisição ao longo da história, com particular ênfase para o caso português, que vem pincelado com episódios particularmente sangrentos nalgumas cidades e vilas, de norte a sul do país.
Livrinho ilustrado com bonitas gravuras ao longo do texto.
"Foi no século XIII que a Inquisição, com todos os seus horrôres, começou a exercer a sua tenebrosa acção no sul de França aparecendo, mais tarde, como nome de Santo Oficio, na Espanha e em Portugal.
Logo que nestes ultimos países se repetiu, com todos os requintes de malvadez, o canibalêsco espectáculo de assar pessoas vivas, a Peninsula revestiu-se de côres rubras apresentando o aspecto deum pavorôso incendio que iluminou a Europa inteira.
Milhares de creaturas, inocentes vítimas do ódio nêgro dos clericaes, fôram impiedosamente arrastádas para as chamas.
Por toda a parte labarédas, fumo, sangue...
Até ao primeiro quarto do século XIX jamais deixou de ser ateiado o terrivel brazeiro no qual crepitáva ininterruptamente a carne humana que a Igreja, em nome de Cristo, atiráva para as fogueiras purificadôras das almas."
(Excerto da introdução)
Matérias: [Introdução]. No sul de França. Na Flandres. Em Espanha. Em Portugal: A Santa Inquisição em Portugal; Em Miranda do Douro; Em Lamêgo; Em Coimbra; Em Aveiro; Em Trancôso; Na Covilhã; As torturas do Santo Tribunal; No Porto; Em Évora; Em Lisboa; Carta a el-Rei.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis, sujas, com defeitos.
Raro.
Peça de colecção.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário