31 julho, 2018

NOVENA // DOS // GLORIOSOS // Ss. MARTYRES // DE // MARROCOS, // COMPOSTA // POR HUM HUMILDE FILHO // DE // S. FRANCISCO DE ASSIS // DA PROVINCIA DA ARRABIDA. // LISBOA / NA REGIA OFFICINA TIPOGRAFICA. // ANNO M. DCC. XCVI. // Com licença da Meza do Desembargo do Paço. In-8.º (14,5cm) de 54 p.
1.ª edição.
Novena em homenagem aos mártires de Marrocos - os primeiros santos da família franciscana -, que no seu itinerário entre Itália e Marrocos, passaram por Portugal, e foi em Coimbra que conheceram Santo António, influenciando-o fortemente na sua tomada de decisão em querer ser franciscano. Os mártires de Marrocos são os padroeiros da Província Portuguesa da Ordem Franciscana.
O presente opúsculo foi elaborado por um religioso franciscano não identificado da Província da Arrábida, e inclui no seu interior duas partituras com um hino de homenagem aos mártires de Marrocos.
“Em ardente período da expansão do Cristianismo, cinco frades menores da Ordem de São Francisco assentiram a tortura e confirmaram com sangue a sua fé em Jesus Cristo.
Disposto a cumprir os ideais franciscanos propostos partiria, entre Maio e Junho de 1219, da cidade italiana de Assis, um grupo de frades menores em direcção a Marrocos,
“cabeça do ĩperio Africano, õde estava el rey Miramolĩ pera trabalhare ~ de o cõverter á fee de Jesu Christo, porq cõuertido elle seria causa de todo seu Reyno e vassallos se cõvertere por seu exeplo.”
Estava assim justificada a sua tortuosa mas muito proveitosa empresa.”

A 16 de Janeiro de 1220, viriam a ser supliciados, e finalmente decapitados às mãos do Sultão de Marrocos.

(Fonte: Milton Pedro Dias Pacheco, Revista Lusófona de Ciência das Religiões - Ano VIII, 2009 / n. 15, on-line)
Exemplar desencadernado em bom estado geral de conservação. Com mancha antiga de humidade transversal a toda a obra.

Raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário