01 novembro, 2025

PASCOAES, Teixeira de -
A ERA LUSITANA (duas conferencias)
. Pôrto, Edição da Renascença Portuguesa, [1914]. In-8.º (18,5x11 cm) de 49, [3] p. ; B.
1.ª edição.
A Era Lusíada (duas conferências) é uma obra de Teixeira de Pascoaes publicada em 1914 que explora o conceito de saudade e a identidade portuguesa. Contém duas conferências proferidas pelo autor, onde este se debruça sobre o passado e o futuro de Portugal, e é considerada parte integrante do Saudosismo, movimento filosófico de carácter nacionalista, de que Pascoaes foi mentor e figura principal. (IA)
Exemplar muitíssimo valorizado pela dedicatória autógrafa do autor a seu irmão João Teixeira de Vasconcelos, famoso caçador, autor do livro «Memórias de um Caçador de Elefantes»: "Ao seu querido Irmão, João, lembrança do Joaquim / Junho de 914 - Amarante /".
"É urgente que a Patria portuguesa, adulterada no seu espirito original, pela importação do catolicismo romano e por servis imitações francezas no campo legislativo e literario, reaja contra essas perniciosas influencias e readquira, com a perdida alma, as perdidas energias creadôras.
Um povo só poderá resurgir, pondo em actividade as suas qualidades originaes, porque são elas que lhe dão a consciencia do seu proprio sêr inconfundivel e este orgulho de raça que cria o amôr da patria e, com ele, todos os grandes sentimentos de sacrificio, abnegação, heroismo.
Os portugueses necessitam, portanto, de comungar a alma lusiadacamoneana, popular, que encerra, na sua essencia de saudade, um alto e original sentido da Vida e do Universo, susceptivel de se converter em nova Civilisação.
Eis o que deve constituir uma verdadeira crença nacional."
(Excerto do Prefacio)
Teixeira de Pascoaes, pseudónimo literário de Joaquim Pereira Teixeira de Vasconcelos (São Gonçalo, Amarante, 1877 - Amarante, Gatão, 1952). "Poeta e ensaísta, concluiu os estudos liceais em Coimbra, onde viria a frequentar o curso de Direito. Exerceu a carreira de advogado, no Porto e em Amarante, até 1908.
Integrado no movimento cívico e cultural portuense "Renascença Portuguesa", e cofundador de A Águia, em 1911, Teixeira de Pascoaes foi um dos principais teorizadores do Saudosismo, movimento literário, religioso e filosófico de autoconhecimento e reconstrução nacional, desencadeado pela convulsão política e social de 1910, que, nas páginas daquela publicação, congregará, num vasto plano programa de revitalização social e cultural."
(Fonte: Infopédia)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis, cansadas, com defeitos e pequeno orifício por cima no nome.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário