08 novembro, 2025

NÉVES, Alvaro -
EUGÉNIO DO CANTO : notícia bio-bibliográfica. Por... 1.° Oficial  da Biblioteca da Academia.  Lisboa, Academia das Sciências de Lisboa, 1916. In-4.° (25x16,5 cm) de 26, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Apontamento biográfico de Eugénio do Canto, ilustre micaelense devotado à cultura - ao ensino e aos livros.
"Na galeria dos mais beneméritos bibliófilos tem logar o nobre micaelense Sr. Eugénio do Canto que ao seu brazão de armas adicionava o timbre de excessiva modéstia. E, porque foi modésto em extremo, da sua vida nunca a imprensa denunciou pormenores de filiação, ou acentuou a grandiosidade da sua obra. [...]
Por sua iniciativa foi creado o posto meteorológico de Ponta Delgada, sendo nomeado seu director, cargo que desempenhou graciosamente. São dessa época os apontamentos publicados no Archivo dos Açores, sem revelação de autor.
Quando no outono da vida tinha jús a repouso, empreendeu empresa tão grande e prestimosa que o seu nome jámais se esquecerá dentre os rarissimos bibliófilos que às letras pátrias e à história prestaram valiosissimo concurso.
Essa obra consistia em reproduzir - na maioria - fotólitográficamente sumas raridades bibliográficas respeitantes à gloriosa época do início das descobertas marítimas dos portugueses."
(Excerto do Preâmbulo)
Eugénio do Canto (1836-1915). "Natural de Ponta Delgada, filho de José Caetano Dias do Canto e Medeiros e de sua 2.ª mulher Francisca Vicência Botelho. Casou com Maria Brum do Canto. Bacharel em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi Guarda-mor da Relação dos Açores, professor e reitor do liceu de Ponta Delgada. Distinto bibliófilo, realizou a publicação de muitas espécies existentes em várias bibliotecas da Europa que interessavam a Portugal."
(Fonte: https://www.icpd.pt/arquivo/ver.php?id=21)
António Álvaro Oliveira Toste Neves (1883-1948). "Foi bibliógrafo, escritor e jornalista. Exerceu o cargo de primeiro oficial da biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa. Foi diretor da Iconografia Portuguesa. Deu continuidade, a partir de 1916, ao Dicionário Bibliográfico Português de Inocêncio Francisco da Silva. Colaborou no almanaque Ocidente, nos jornais Diário de Notícias e Novidades."
(Fonte: https://www.arquivoalbertosampaio.org/details?id=21054)
Exemplar em brochura, por abrir, bem conservado.
Muito invulgar.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário