VENTURA, A. C. Quaresma - ASSOCIATIVISMO POPULAR NA BEIRA-SERRA. (Centenário das Comissões de Melhoramentos). [Arganil], Confraria Gastronómica do Bucho, 2008. In-4.º (24x16,5 cm) de 73, [3] p. (inc. capas) ; il. ; B.
1.ª edição.
Curiosa monografia sobre o associativismo popular em Arganil e concelhos vizinhos.
Ilustrada no texto com fotogravuras a p.b. de retratos de personalidades da região, paisagens, imóveis de interesse local e encontros e convívios.
Exemplar valorizado pela dedicatória autógrafa do autor "Ao prezado amigo José Caldeira".
"Nunca é demais salientar, pela sua importância e simbolismo, que foi no concelho de Arganil que nasceu e se desenvolveu o associativismo popular, vulgarmente designado por Regionalismo e que, baseado em Ligas, Comissões ou Associações, constituiu, pelo menos em potência, uma extraordinária manifestação de democracia participativa.
Fenómeno do início do século XX, que se alargou aos concelhos vizinhos, este movimento de cidadãos representou, tanto em capacidade realizadora da diáspora lisboeta, como a forma dos naturais migrados poderem levar até às suas terras, ainda que de forma superficial, um pouco do que era o progresso."
(Excerto de Recordar e homenagear)
"No ano de 1924, a fisionomia autárquica do concelho de Arganil foi alterada com a criação da freguesia de Barril de Alva, desanexada da de Vila Cova de Sub-Avô que, a partir de então, passou a ser designada oficialmente, por Vila Cova de Alva.
Esta medida administrativa, reconhecendo as potencialidades associativas e empresariais de Barril de Alva, procurou também pôr termo a uma confrontação doentia entre as duas localidades... [...]
Com a sua emancipação, Barril de Alva organizou logo nesse ano a sua primeira feira anual, que teve lugar no dia 28 de Outubro, dia de S. Simão."
(Excerto de Freguesia de Barril de Alva)
Índice:
Recordar e homenagear | Em louvor do associativismo | Nota prévia | I - A regionalização através dos tempos. A Beira ou as Beiras? - Nos primórdios da nacionalidade; - Do Liberalismo à República; Marcelo Caetano: regionalização e regionalismo; - O Estado Novo e as Regiões; - A regionalização na democracia. II - A Beira-Serra e o Associativismo. Sob os auspícios de Nossa Senhora do Mont'Alto - Breve história do santuário; - A comarca de Arganil inicia subscrição; - Início das obras. III - 14 de Agosto de 1908. Água no Mont'Alto: um marco histórico. IV - Acção da diáspora lisboeta.V - Bairrismo e Regionalismo. - As comissões de melhoramentos; - Comissão de Melhoramentos de Folques; - Sociedade de Melhoramentos de Pomares; - Concelho de Oliveira do Hospital; - Pampilhosa da Serra quer estrada; - Concelho de Góis: o exemplo de roda cimeira; - Freguesia de Barril de Alva; - As barrilenses eram assim; - Tábua: necessidades culturais; - Obras na Capela de S. Pedro; - A ideia de regionalismo; - Liga Regional Tabuense; - Grémio Regionalista da Comarca de Arganil. | Bibliografia.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
Com interesse histórico e regional.
25€




Sem comentários:
Enviar um comentário