12 novembro, 2025

SÁ, Antonio Maria da Costa e - 
ANNUNCIOS DAS OCCULTAÇÕES DAS ESTRELLAS PELA LUA VISIVEIS EM LISBOA PARA O ANNO DE 1831,
E PUBLICADOS POR ORDEM DA ACADEMIA REAL DAS SCIENCIAS PARA SE INSERIREM NAS EPHEMERIDES NAUTICAS DO SOBREDITO ANNO. Por..., Correspondente da mesma Academias, e Ajudante do Observatorio Real da Marinha. Lisboa, Na Typografia da Academia. 1830. Com Licença de Sua Magestade. In-8.º (21x15,5 cm) de de 8, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Curiosa publicação subordinada ao tema da astronomia.
“Sendo de reconhecida utilidade as occultações das Estrellas, e Planetas pela Lua; tanto para determinar as Longitudes Geographicas, como porque concorrem para a perfeição das Taboas da Lua; fazem-se por isso attendiveis os seus annuncios; por que previnem o Observador antes da epoca da sua verificação.
Eu presumo assegurar (depois de rigoroso exame  a que precedí) fixar em doze, o numero das occultações visiveis em Lisboa; porque sendo 240 estrellas que a Lua póde occultar, tão sómente doze he que dão possibilidade de se observarem.
Os Lugares da Lua forão deduzidos das Ephemerides de Lisboa. Os tempos da Immersão e da Emmersão he tempo verdadeiro astronomico, e foi determinado por meio de huma operação graphica, marcando-se os pontos da circumferencia da Lua por onde hade entrar e sahir a estrella contados em gráos desde o ponto mais alto da Lua para Oriente quando tiverem signal +, e para Occidente quando tiverem -
(Prefacio)
Exemplar brochado, revestido de capas em papel pintado da época, bem conservado. Apresenta pequeníssimo trabalho de traça na f. rosto e seguinte, à cabeça, sem prejudicar a mancha tipográfica.
Raro.
25€

Sem comentários:

Enviar um comentário