REGULAMENTO PARA A INSTRUÇÃO DA ARTILHARIA MONTADA. Material 7 C5 T. R. M/904. Lisboa, Imprensa Nacional, 1916. In-8.º (16,5 cm) de VIII, 172 p. ; [3] f. desdob. ; il. ; B.
1.ª edição.
Regulamento para a instrução da artilharia montada, publicado no 3.º ano da Grande Guerra, logo depois do chamado "Milagre de Tancos" (onde o proprietário deste manual terá participado), pouco meses antes do envio das tropas do C. E. P. para França.
Ilustrado com quadros e croquis no texto, e partituras dos toques de clarim ocupando duas páginas. Contém ainda, em separado, três folhas desdobráveis com desenhos esquemáticos: "Formação de reùnião sem material : bataria montada"; "Formação de reùnião com material : bataria montada"; "Bivaque de uma bataria de artilharia montada".
Livro apresenta sublinhados e notas a tinta. Junta-se um livrinho de apontamentos do antigo proprietário - manuscrito com 28 p. (15 delas preenchidas com letra miúda) sobre o "Regulamento" -, por certo pertença de um oficial português.
Raro e muito interessante.
"Manda o Govêrno da República Portuguesa, pelo Ministro da Guerra, aprovar e pôr em execução o Regulamento para a instrução da artilharia montada - Material 7ͨ , 5 T. R. ͫ/904.
Paços do Govêrno da República, em 28 de Agosto de 1916."
José Mendes Ribeiro Norton de Matos
(Portaria da Secretaria da Guerra : Repartição do Gabinete)
Índice:
Parte I - Instrução do artilheiro servente. Parte II - Preparação e execução do tiro. Parte III - Manobra da bataria e do grupo.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Rubrica de posse na f. rosto e seguinte.
Raro.
Com interesse histórico e militar.
85€
Reservado


Sem comentários:
Enviar um comentário