15 setembro, 2018

PACHECO, Dr. José Praxedes Pereira - O UTIL CULTIVADOR INSTRUIDO EM TODO O MANEJO RURAL E ACCOMODADO A QUALQUER CLIMA. Tentativa do brazileiro... O maior introductor e propagador de vegetaes uteis ao solo do Brazil, o instituidor dos primeiros catalogos agricolas em portuguez, e assim considerado ainda pelos estrangeiros, Membro das principaes Sociedades de Botanica e Cultura, em Londres, Paris, Bruxellas, Amsterdam, e de mais corporações scientificas na Europa, etc. Rio de Janeiro, Missão reservada á Casa da China, 1855.
Junto com:
MINHA TENTATIVA DIRIGIDA PARA REMEDIAR A MAIOR NECESSIDADE DO BRAZIL. Rio de Janeiro, Missão dada á Casa da China, [1855].
2 vols in-8.º (20cm) de 196 p. (I) e XLII, [2] p. (II) ; E. num único tomo.
1.ª edição.
Obras curiosas sobre generalidades agrícolas - produtos e produção. Inclui um singular apontamento autobiográfico do autor.
José Praxedes Pereira Pacheco (1813-1865). “Nasceu no Rio de Janeiro a 21 de julho de 1813, e faleceu na côrte do imperio a 23 de agosto de 1865. Fez uma viagem á Europa, d’onde voltou em 1853 com um titulo de doutor em philosofia ou em outra sciencia, e então começou a assignar-se doutor. Foi negociante, professor de portuguez, de francez e outras materias, e por fim acabou corretor de fundos, annunciando-se como tal e demonstrando desarranjo das faculdades mentaes, que talvez mesmo nunca regulassem com acerto. Escreveu:
- L’istoire expliquée par la philosophie. Paris, 1852;
- Minha tentativa, dirigida para remediar a maior necessidade do Brazil [a falta de alimentos]. Rio de Janeiro, 1855;
- O util cultivador, instruido em todo o manejo rural e accomodado a qualquer clima, Rio de Janeiro, 1855
- Elementos de fallar para correctamente se ler com melhor pronuncia em conformidade com os preceitos publicados na real universidade de Coimbra, approvados pela real Academia das sciencias e adoptados pelas instucções publicas de Portugal e do Brazil, seguidos pela propaganda das praxes de mestres, Rio de Janeiro, (s.d.)."
(Fonte: https://pt.scribd.com/document/317476448/000011472-05-pdf)
Encadernação coeva em meia de pele com ferros gravados a ouro na lombada.
Exemplar em bom estado de conservação. O vol. I apresenta no entanto algumas falhas dignas de registo: não tem folha de anterrosto; a folha de rosto e as duas primeiras folhas encontram-se rasgadas no canto inferior esquerdo afectando a mancha tipográfico, e por conseguinte parte do texto.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário