29 setembro, 2018

ENTRE MORTOS. Carta inedita de Mouzinho de Albuquerque a Sua Alteza o Principe Real D. Luiz de Bragança. [Prefácio de Luís Gaivão]. Lisboa, Typographia "A Editora", 1908. In-4.º (25,5cm) de 14, [2] p. ; [12] p. fac-sim. ; B.
1.ª edição.
Oferta manuscrita (do prefaciador?) na f. rosto ao General Miguel Vaz Guedes Bacelar.
Inclui fac-símile da carta manuscrita de Mouzinho de Albuquerque para D. Luís Filipe, que pelas circunstâncias que rodearam as duas figuras, nunca viria a ser enviada. O primeiro, militar de prestígio, cometeu suicídio em 1902. O segundo, príncipe herdeiro da coroa portuguesa, seria assassinado no Terreiro do Paço em 1908, acto que ditaria o princípio do fim da monarquia em Portugal.
"Entre os papeis contidos na pasta relativa [a um livro projectado por Mouzinho sobre Moçambique] encontrava-se uma carta-dedicatoria a Sua Alteza o Principe D. Luiz Filippe, carta em que o Aio descreve ao seu Real Pupilo, com um enthusiasmo em que se vê palpitar a maior paixão da sual alma, o perfil ideal do Rei Soldado, nos grandes traços moraes da coragem, da firmeza, da abnegação e do sacrificio.
Era uma dedicatoria, mas era sobretudo uma licção. Offerecendo-lhe o livro em que narrava os ultimos factos que no meio da decadencia da patria, evidenciavam a persistencia das virtudes fundamentaes do soldado portuguez, Mouzinho apresentava ao Principe esse modelo humilde do soldado que, n'essa humildade, encerra as duas qualidades primarias do homem d'acção - saber mandar e saber obedecer."
(Excerto do prefácio)
Exemplar brochado em razoável estado de conservação. Capa com pequenos rasgões e falhas de papel nos cantos superiores.
Invulgar.
10€

Sem comentários:

Enviar um comentário