30 setembro, 2018

MONTGOLFIER, Henri - HISTÓRIA AUTÊNTICA DO PLANETA MARTE. Tradução de José Nunes da Matta. Lisboa, Tipografia da Cooperativa Militar, 1921. In-8.º (22,5 cm) de [2], IV, 121, [9] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada com tabelas e desenhos esquemáticos no texto. Inclui ainda os Planisférios do Planeta Marte em duas páginas inteiras.
Livro muito valorizado pela dedicatória autógrafa do autor (Nunes da Matta) à Bibliotéca do Club Militar Naval.
Relativamente a esta obra, curiosíssima peça da proto ficção científica nacional, com a devida vénia pelo excelente trabalho desenvolvido por Maria Luísa Malato, da UP, com o título A Alimentação em Marte: a higiene da alma numa autoficção de José Nunes da Matta (1921), reproduzimos um excerto que atesta o interesse e importância da mesma.
"História Autêntica do Planeta Marte é uma utopia portuguesa escrita por José Nunes da Matta (1849-1945) e publicada em 1921 durante os conturbados tempos da I República de Portugal (1910-1926). Na capa do livro e na ficção, José Nunes da Matta apresenta-se como “tradutor” de um relato histórico de Henri Montgolfier, revolucionário francês que tinha abandonado a Terra no início do século XIX. Nesse relato é descrito um “estado ideal” no planeta Marte, onde a gestão dos recursos naturais do planeta tinha sido resolvida em correlação com os conflitos internacionais (linguísticos, rácicos ou económicos). O exemplo de Marte seria útil para o planeta Terra, recentemente abalado pela I Guerra Mundial (1914-1918), e especialmente para Portugal, desgastado pela participação na guerra e pelas dissidências políticas internas entre os revolucionários da I República. A obra de José Nunes da Matta dialoga com bem conhecidas reformas políticas ou morais (inspiradas nos preceitos de higiene moral do Barão de Feuchtersleben, na sociologia de Malthus ou na teoria das espécies de Darwin). Esta utopia mantém também uma evidente atualidade por conceber a gestão dos recursos alimentares como parte de uma vasta ação política (das leis que regulam a floresta aos programas de saúde pública).
História Autêntica do Planeta Marte é uma obra estranha e rara. Pelos dados da capa aparenta ser a tradução portuguesa de um antigo livro em francês sobre o planeta Marte, da autoria de Henri de Montgolfier: o livro tem a aparência de um livro científico: nas folhas interiores, encontramos um mapa do planeta, com a representação dos comuns canais de Marte e algumas considerações matemáticas sobre as coordenadas do planeta, os meridianos e a duração dos dias, meses e anos em Marte, comparados com os do planeta Terra."
(Fonte: file:///C:/Users/Monasticon/Downloads/422-%23%23default.genres.article%23%23-1676-4-10-20170713.pdf)
"Êste livro escrito do Planeta Marte, é dedicado aos desgraçados moradores da Terra, minha primitiva pátria, onde passei os anos de infância e da mocidade, e da qual fugi, afim de que os meus restos mortais não ficassem no mesquinho planeta, onde, por fraqueza e inépcia da maioria dos homens e por ambição e maldade de quasi todos, se vive num inferno de ódios, invejas, revoltas, opressões e guerras constantes. Sirvam esta dedicatória e êste livro de provas inequívocas de que, apesar de me sentir altamente feliz nêste abençoado e pacífico planeta em que me encontro, mansão de justos, inteligentes, felizes e sensatos habitantes, não posso, contudo, esquecer e deixar de me interessar pela minha pátria primitiva.
Além d'êste exemplar, entreguei mais 49, iguais e igualmente acondicionados, aos corpos celestes espalhados pelo espaço, indo cada um em um pequeno balão, na esperança de que, tarde ou cêdo, algum vá cair da Terra. Quando isso por ventura venha a suceder, é muito provável que meus restos mortais para sempre repousem no solo abençoado dêste pacífico e feliz Planeta Marte.
A todos vós, Povos da Terra, envio muito saudar com os sinceros votos para que imiteis os Povos do planeta onde estou.
Planeta Marte, aos 50 dias do ano 100 000(ᵃ) da Era de Constântínio.
(ᵃ) Os 100 000 anos de Marte correspondem a 188 080 da Terra.
Henri Montgolfier"
(Dedicatória)
Índice:
Explicação prévia do tradutor. História Autêntica do Planeta Marte: Dedicatória. Causa da minha fugida da Terra. No Planeta Marte: 1 - Regresso á vida. 2 - Convalescença. 3 - O meu completo restabelecimento. 4 - Festa grandiosa da minha apresentação ao Povo de Sarima. 5 - A minha apresentação e visita ás cidades principais. 6 - O meu casamento com a bela Inídia. 7 - Os meus primeiros serviços em Marte. História Geral do Planeta Marte: I - Formação cósmica e movimentos de Marte e mais planetas e de seus respectivos satélites. II - Formação geológica de Marte e suas riquezas mineralógicas. III - Continente, ilhas, mares, lagos e neves eternas. IV - Rios e canais. V - Meteorologia e correntes atmosféricas. VI - Dias, anos, estações, latitudes e longitudes. VII - Flora e fauna. VIII - Origem do Homem Martiano. IX - Ciências, artes e literatura. X - A grande Guerra e a Peste. XI - O grande Congresso e Revolução Social de Marte. XII - Votação das Quatro Teses de Constantínio e Estado Social de Marte, na actualidade. Epílogo e despedida final. Explicação final do tradutor. Planisférios de Marte.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e algo oxidadas.
Muito raro.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário