18 setembro, 2018

CARVALHO, Licinio F. C. de - OS DOUS PROSCRIPTOS OU O JUGO DE CASTELLA. Drama historico em cinco actos e seis quadros. Por... Porto, Typ. de J. L. de Sousa, 1850. In-8.º (20cm) de [2], 174, [2] p. ; [4] f. il. ; E.
1.ª edição.
Ilustrada em separado com quatro estampas - o retrato do autor, e três cenas históricas.
"Esta peça teve várias edições e, segundo Jorge de Faria, "até há pouco, notavelmente adulterada, se exibia em palcos brasileiros no primeiro de Dezembro".
À casa do Duque de Bragança chegaram alguns proscritos, há muito afastados da pátria, mas que agora tencionam ajudar a libertar da ocupação filipina. Aqui se encontram 40 fidalgos que, depois de debaterem a situação, combinam levar a cabo, no dia 1.º de Dezembro, uma conjuração.
Um desses proscritos, D. Álvaro de Abranches, fora levado pela Inquisição a professar, depois de o fazerem acreditar que a sua amada, D. Maria de Vilhena, tinha morrido. Pretende agora que Roma anule os seus votos para poder desposar Maria, no que sofre a rivalidade de um castelhano, La Puebla. Este conflito de interesses vai fazer despoletar inúmeras peripécias, verosímeis apenas neste real construído, acabando La Puebla por morrer, permitindo, finalmente, que Álvaro e Maria gozem o seu amor, num Portugal agora já liberto do jugo castelhano."

(Fonte: http://ww3.fl.ul.pt/biblioteca/biblioteca_digital/publicacoes/th/obras/ULFLOM02470/ULFLOM02470_item1/index.html)
Licínio Fausto Cardoso de Carvalho (1827-1854). "Foi engenheiro nas obras públicas do Porto. Na contenda civil de 1846-47 serviu como oficial no corpo de "Fuzileiros da Liberdade" sob ordens da Junta do Porto. Publicou dois volumes de teatro. O primeiro, de 1850, inclui o drama histórico Os dois proscritos ou O jugo de Castela, a que depois no Brasil, [em 1854], deram o nome de Dois proscritos ou a restauração de Portugal em 1640, e que foi representado com imenso êxito. O segundo volume, publicado em 1854, inclui o drama heróico O Rajah de Bounsoló, precedido de um estudo intitulado "História da origem da arte dramática".
(Fonte: http://ww3.fl.ul.pt/biblioteca/biblioteca_digital/publicacoes/th/html/carvalho-licinio.html, com correcções)
Encadernaçãop simples em meia de pele. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Manuseado, fendido junto à lombada. Páginas apresentam, aqui e ali, manchas de oxidação.
Raro.
A BNP tem apenas um exemplar registado no seu acervo.
25€

2 comentários:

  1. Boa tarde, gostaria de saber se o livro ainda está disponível e o endereço da loja.
    Muito grata pela atenção.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia, apenas agora vi o seu comentário, o livro encontra-se disponível, mas a loja é virtual. Caso mantenha o interesse favor enviar mensagem para livreiro.monasticon@gmail.com. Obrigado, Alberto Marques

    ResponderEliminar