14 setembro, 2018

SERZEDELLO, Carlos - A MOEDA DA REPUBLICA. Por... Lisboa, 20 de Maio de 1911. PREÇO 5 CENTAVOS (meio tostão). Lisboa, Typographia A Publicidade, 1911. In-8.º (20,5cm) de 13, [1] p. ; [1] f. il. ; B.
1.ª edição.
Curioso estudo técnico e estético sobre o "escudo". O escudo português, cujo símbolo é o cifrão ($), foi uma moeda implementada por ocasião da proclamação da República, que veio substituir a anterior, designada por Réis.
Opúsculo dedicado pelo autor a José Relvas, conhecido político republicano, e uma das mais insignes figuras do regime.
Ilustrado com um quadro-resumo sobre a Moeda da República.
Livrinho valorizado pela dedicatória manuscrita do autor ao Ex.mo Snr. José Ferreira Dias.
"É o povo o supremo da nação e, por isso, a ele me dirijo e aos denodados soldados de terra e mar que em 5 d'outubro evolucionarm e implantarm a Republica, bem como ao Governo provisorio, o primeiro, em toda a extensão da palavra, que, na continuação d'esta obra sublime, em poucos dias fez o que poderosas nações fizeram en annos, grangeando pelos seus trabalhos o respeito e a admiração e todo o mundo.
Cidadãos: Desculpem esta minha impertinencia, e peço licença para explicar este quadro, que é uma simples idéa que apresento como inspector quimico; vou dizer o que penso e o que sei da nova moeda da Republica. [...]
Cidadãos sobre a estética da moeda honra-me sobre maneira o voto de v. ex.as - no anverso, apresentará a efige da Republica, inspirada na Venus de Milo, sintese de feições ideais; porém, para lhe dar o cunho da formosura nacional teriamos de modelar-lhe a saliente rectilinidade da sua linha facial, conforme o perfil das nossas portuguezas d'Aquem e d'Alem mar, beijadas estas pelo sol da America, que lhes imprime subtilisando, o sentimento patrio - saudade - e no conjunto das suas graciosas feições a expressão de ternura e energia, humildade e altivez, amôr e abnegação."
(Excerto do texto)
Matérias:
- Extracto das conferencias feitas nas sédes dos Batalhões Voluntarios 4 de Outubro, Miguel Bombarda, Almirante Candido Reis e Centro Antonio José d'Almeida antes de ser decretada a nova lei da moeda; e «Omnia spont». - Quadro. - Unidade Monetaria. - Titulo ou toque. - Moedas de Nickel. - Moedas de prata. - Moedas de ouro. - Quadro-resumo.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Capas frágeis com pequenos defeitos marginais.
Raro.
Peça de colecção.
Sem registo na BNP.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário