28 setembro, 2018

NAZARÉ, Anibal - A ULTIMA AVENTURA DE MATA-HARI. Romance extraído do Film da «Métro-Goldwyn-Mayer». Ilustrado com fotografias do mesmo Film, e acompanhado dum estudo-critico sobre Greta Garbo. Adpatação de... Lisboa, João Romano Torres & C.ia : Livraria Editora, [193-}. In-8.º (18,5cm) de 151, [1] p. ; [20] p. il. ; B.
1.ª edição.
Romance cinematográfico baseado no filme americano de 1931 sobre os últimos dias de Mata Hari, famosa dançarina exótica e cortesã, executada pelos franceses sob acusação de espionagem, em 1917. O filme foi dirigido por George Fitzmaurice, com Greta Garbo no papel principal.
Ilustrado em extratexto com cenas do filme, e alguma publicidade à literatura disponível na editora.
"Alexandre Rosanoff, oficial do serviço privado do Czar , e o coronel Schubin, adido militar á Embaixada da Russia, apearam-se dum automovel, em frente duma moradia particular.
Eram seis horas; a noite descera escura, envolvendo a grande cidade.
Na escuridão, os faróes do carro rasgavam na estrada dois sulcos de poeira luminosa.
Distinguia-se confusamente por entre a ramagem do arvoredo, a massa pardacenta do edifício.
Rosanoff, o mais novo e o mais impaciente dos dois, não esperou que se apagassem as luzes do carro, para se apear.
Atingido em cheio pela luz dos faróes, viu que se tinha precipitado e instintivamente, quiz confundir-se com a parede. E logo se fez ouvir a voz exasperada de Schubin:
- Tome cuidado que pode aparecer alguem! Não ha nenhum interesse em sermos vistos neste sítio, nas circunstâncias actuais.»
Ouvindo isto, Rosanoff sorriu.
No seu entender, tudo corria o melhor possivel. Pois não era chegado o momento de ele ver a celebre bailarina, cuja fama, galgando de capital em capital, chegara ás longinqúas casernas do seu país? [...]
Chegára nessa mesma tarde do "front". Que significava pois, para ele, o perigo? Nada, pelo habito."
(Excerto do Cap. I, A dança pagã)
Aníbal Nazaré (1909-1975). "Autor da revista e do fado, Aníbal Nazaré estreou-se em 1925 com a direcção da Revista de Arte e Sport: Publicação Mensal de Teatro, Literatura, Coreografia e Sport. Cedo trabalhou para o teatro de revista, sendo autor e co-autor de aproximadamente 140 peças. Colaborou neste âmbito com Henrique Santana e Nelson de Barros. Paralelamente à carreira na revista, foi autor de várias letras de fados, entre as quais se destacam «Tudo isto é fado», «Sempre que Lisboa canta», etc., sendo essa a actividade que mais o projectou. Publicou duas obras na Romano Torres, sendo a primeira A última aventura de Mata-Hari, romance inspirado no filme de mesmo nome que estreou em 1931 com Greta Garbo no papel principal. Em 1936, publicou na mesma editora a sua obra de maior relevo, As luzes da cidade. Trata-se de um livro onde estão compiladas crónicas de sua autoria, como «O pensamento», «No cinema, há cinco dias» e «O elogio da indiferença»."
(Fonte: http://fcsh.unl.pt/chc/romanotorres/?page_id=59)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro e muito curioso.
Com interesse para a bibliografia da WW1.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário