25 setembro, 2018

MARTINS, Padre Luiz Alves - BREVI VIVENS TEMPORE. Elogio funebre proferido na Sé Cathedral do Funchal nas solemnes exequias celebradas em 31 de Março de 1908 em suffragio de Sua Magestade El-Rei D. Carlos I e de Sua Alteza Real o Principe D. Luiz Fillipe. [Pelo]... Capellão militar e prégador régio. Funchal, Typographia "Esperança", 1908. In-4.º (24cm) de 56 p. ; [2] f. il. ; B.
1.ª edição.
Ilustrada em extratexto com os retratos dos falecidos Rei e Príncipe herdeiro, ambos impressos sobre papel couché.
Livro valorizado pela dedicatória manuscrita do autor ao conhecido magistrado, escritor e político Júlio de Vilhena.
"Sobre aquelle moimento funebre e magestoso parece erguer-se lacrimosa e tragica a estatua da dor e do soffrimento!
Com uma das mãos ella aponta o Pantheon de S. Vicente de Fóra, onde jazem os tristes despojos de um rei e de um principe barbaramente aassassinados, e com a outra está gravando na léla da historia, em gottas de sangue, a ignominia que impende sobre a vida de um povo.
Uma pesada atmosphera de lucto e de lagrimas ensombra a nossa patria. [...]
O espectaculo da morte, da morte violenta, attingindo principalmente uma creança, que minutos antes sorria ingenua e desprevenida á multidão que a saudava, é um espectaculo que anniquilla as vontades mais firmes."
Só uma abominavel perversão moral admitte ou desculpa todo o horror d'esse duplo assassinio inteiramente brutal e inutil."
(Excerto do Elogio)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Ausência da lombada e da capa posterior. Cadernos soltos. Deve ser encadernado.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário