19 setembro, 2018

ALVES Junior, José Ribeiro - O MAGNETISMO, O HYPNOTISMO E A SUGESTÃO NA TERAPEUTICA E NA CRIMINOLOGIA. Estudos de investigação scientifica. Apresentados á Academia de Sciencias de Portugal. Discutidos e aprovados na sessão de 2 de Dezembro de 1920. Prefácio de Ex.ᵐᵒ Sr. Dr. Julio de Bettencourt Ferreira. Lisboa, Portugal-Brasil Limitada, 1921. In-8.º (18 cm) de 88 p. ; B.
1.ª edição.
"Os estudos de hypnologia não contam entre nós uma literatura abundante, longe disso, para que deixe de se notar o aparecimento de alguma produção sobre o assunto, seja sobre a filosofia, que leve o autor á teorização imaginativa, hipotese sobre hipotese, conjectura a conjectura, seja sobre a feição pratica, que se traduz nos multiplos casos de experiencia e aplicação. [...]
Convidados a escrever sobre o seu apreço e interesse scientificos, no intuito de autorizar a sua publicação, em breves palavras o fizemos, como hoje, salientando o esforço de não vulgar erudição do autor e o método com que dispõe as suas considerações e aproveita os conhecimentos teoricos e praticos sobre a materia tantas vezes debatida nos circuitos scientificos mais notaveis e até com calor discutida, onde as questões interessantissimas que ela suscita tomam maior incremento.
Assim foi que noutros tempos se poz em duvida a legitimidade de privar alguem, ainda que momentaneamente, de liberdade moral, para lhes impor (sugerir) uma ideia, um acto, antes de se reconhecer que o hypnotismo repousa em uma serie de fenómenos naturais. Contrapunha-se a este conhecimento essencial a confusão com a magia e os sortilegios. Hoje poré, que a nuvem dos preconceitos se desfez deante do sopro vigoroso do positivismo, não só é permitido o emprego do hypnotismo pela sciencia, mas até pela religião. Sai de uma fase de tentativa, de duvida e de controversia, para se formar um método, um processo de investigação, de analise psiquica e de cura."
(Excerto do Prefácio)
Índice:
Consagração. Dedicatoria. Prefacio. Introdução.
Primeira Parte: O Magnetismo, o Hypnotismo e a Sugestão. Um pouco de historia. Desvendando o misterio. Causas e efeitos. Não existe o magnetismo? Contradições. Algumas observações criticas.
Segunda Parte: A Sugestão e a Auto-sugestão na Medicina. Sua pratica como meio terapeutico. Critica. Utilidade na creação d'uma cadeira especial de Magnetismo animal, Hypnotismo e Sugestão nas Faculdades de Medicina de Portugal.
Terceira Parte: As sciencias fisico-experimentaes na criminologia. Seus beneficios. Fraudes a prevenir. Legislação. Critica.
Bibliografia. Referencias. Indice.
Exemplar brochado em bom estado de conservação. Lombada apresenta restauros com fita translúcida.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário