04 setembro, 2018

GALLO, Thomaz - FESTAS // DE SACAVEM, // EM OBSEQUIO DA SENHORA // S.ᵀᴬ ANNA. // Descripçaõ dellas em o terceiro dia. // Em que foraõ os Cavalleiros combatentes // FRANCISCO DE MATTOS, E JOZÉ ROQUETE. // Autor // THOMAZ GALLO, // Irmaõ gemeo de Thomáz Pinto, natural de Lisboa. // LISBOA: // Com as licenças necessarias. In-8.º (21 cm) de 19, [1] p.
1.ª edição.
Obra singular, jocosa, muitíssimo curiosa. Dedicada pelo autor aos que naõ foraõ ver as festas. Folheto publicado no século XVIII, sem data, e sem indicação da casa impressora.
"Bem sei, que ainda naõ chegou o tempo de dar-vos as boas festas; porém disvella-se o meu affecto em fazer-vos participantes de humas festas boas. Táes foraõ as de Sacavem nos tres dias de touros, de que vos dou parte, que ainda que nos dous primeiros naõ fuy testemunha de vista; porque me cegára o dezejo, e a necessidade, como fuy ver o terceiro, delle sou capaz de ser testemunha ainda que fuy do vento bem açoutado. Dizem alguns, que eu nos dous dias naõ fizera falta na praça; porém no terceiro he certo, que naõ se fizeraõ os touros sem mim. [...] Ha homens para pouco, e de qualquer occupaçaõ fazem hum impossivel; mas se era muito hir ver os touros na Praça de Sacavem, naõ lhe custarà muito velos no breve campo deste papel. Pois vos procuro curiosos, espero-vos amantes de noticias; as das gazetas vem todas as semanas, as de taes festas huma vez na vida, que no es la burla para dos vezes."
(Excerto da preâmbulo)
Exemplar desencadernado, por aparar, em bom estado de conservação.
Muito raro.
Com interesse histórico para a Festa Brava e para a cidade de Sacavém.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário