05 setembro, 2018

ABREU, Adelino de - SERRA DA ESTRELLA. Topographia. Viriatho. Ethnographia. Hydrographia. Estações pre-historicas. Crusta do terreno. Monographias locaes. Instantaneos da Serra. Por... Alumno do 5.º anno juridico, socio ordinario da Sociedade de Geographia de Lisboa e da Real Associação dos Archeologos Portuguezes da mesma cidade. Coimbra, Francisco França Amado - Editor : Antiga Livraria Orcel, 1895. In-8.º (20cm) de [8], 173, [5] p. ; [3] f. il. ; [1] mapa ; E.
1.ª edição.
Rara edição original desta apreciada monografia sobre a Serra da Estrela.
Ilustrada com três fotogravuras intercaladas no texto e um mapa desdobrável da Serra (26x32,5cm).
"Quando em agosto de 1892 visitámos pela primeira vez as altitudes da Serra da Estrella, resolvemos escrever este livro; para isso começámos de colher alguns apontamentos.
Tal foi a impressão assombrosa, que nos deixaram tão sublimas paisagens!
Careciamos, porém, de melhor conhecer a topographia da serra; uma só excursão não bastava para descrever conscienciosamente os sitios que visitámos.Continuaram nos annos subsequentes as nossas explorações pelas altitudes da cordilheira da Estrella. Só este anno damos a lume o resultado do nosso esforço, pois assim o permitiu a fadiga dos trabalhos universitarios e uma ou outra publicação congenere.
Certamente ficou muito por descrever. A secção ethnographica da serra é demasiadamente vasta, e n'estas condições se torna impossivel elaborar um trabalho completo; por isso escaparam, sem duvida, muitas curiosissimas lendas da tradição oral, que não chegaram ao nosso conhecimento.
Não vimos, portanto, apresentar um trabalho definitivo de critica historica ou de complata erudição bibliographica; o nosso fim é simplesmente vulgarisar o Herminius Mons como estancia aprasivel para os que se deliciam nas grandes altitudes e na contemplação dos vastissimos horisontes."
(Preâmbulo)
Encadernação em meia de percalina com ferros gravados a ouro na lombada. Sem capas de brochura.
Exemplar em bom estado de conservação. Página 1 apresenta pequeno restauro à cabeça.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário