22 setembro, 2018

LEITÃO, António - INSTRUÇÃO CÍVICA. [Por]... Professor da Escola Normal de Coimbra. Porto, Livraria Chardron de Lélo &Irmão, editores, 1917. In-8.º (18,5cm) de 45, [3] p. ; il. ; E.
Curiosa "cartilha" republicana.
"O homem civilizado não pode dispensar o auxílio dos seus similhantes.
Sòzinho êle não consegue cultivar a terra que lhe dá o pão, tecer o pano que o há-de vestir, construir a casa onde se há-de abrigar, e produzir tudo o mais, que são imensas coisas, absolutamente indispensável à sua vida.
Faz o que pode, na arte, profissão ou indústria a que se dedicou; mas vai ter com os outros, para que lhe dêem aquilo que não é capaz de produzir e lhe falta, dispondo por sua vez a favor dêles do que o seu trabalho dá e êles tambêm precisam."
(Excerto do Cap. I, O Estado)
Ilustrada no texto com desenhos e fotogravuras, algumas delas em página inteira, e com a reprodução fotográfica do busto da República de Simões de Almeida.
Matérias: I - O Estado. II - Os poderes do Estado: 1.º Poder legislativo; 2.º Poder executivo; 3.º Poder judicial. III - Organização Administrativa: 1.º Divisão administrativa; 2.º Delegados do poder central. IV - A Defesa Nacional: a) A armada; b) O exército metropolitano; c) O exército colonial. V - Deveres e Direitos do Cidadão: 1.º Deveres cívicos; 2.º Direitos do cidadão.
Encadernação editorial cartonada com desenhos a negro na capa anterior e o retrato de Bernardino Machado na capa posterior.
Exemplar em bom estado de conservação.
Invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário