19 setembro, 2018

COMISSÃO DOS PADRÕES DA GRANDE GUERRA. Relatório de 1935 e parecer acêrca da sucessão na guarda do «Museu das Oferendas». Lisboa, Tipografia da Liga dos Combatentes da Grande Guerra, 1936. In-8.º (18cm) de 31, [1] p. ; [1] tabela desd. ; B.
1.ª edição.
Relatório da Comissão dos Padrões da Grande Guerra relativo ao ano de 1935. Este foi o último, e precedeu o Relatório Geral que viria a dar por concluído o trabalho da Comissão.
Com uma folha desdobrável extratexto.
"Em cumprimento do artigo 18.º dos nossos Estatutos, a Comissão Executiva dos Padrões da Grande Guerra entrega a V. Ex.ª Sr. General Norton de Matos, como eminente Presidente na nossa Comissão Central, o relatório da gerência do ano de 1935.
Relatório muito breve, visto que, prestes a concluirmos a nossa obra, já preparamos e submeteremos à apreciação da Comissão Central, na ocasião em que fôr discutido êste relatório, nos termos do artigo 10.º dos Estatutos, o plano do Relatório Geral da Comissão, no qual daremos conta do nosso mandato, e nos dissolveremos em observância das disposições estatutárias, que nos regem, e com o qual a Obra dos Padrões da Grande Guerra finalizará sua patriótica missão, publicando o resultado da sua taréfa.
A ano de 1935 foi, pois, um ano de realizações. Com inteira satisfação a vossa Comissão Executiva regista êste facto e cumpre-lhe salientá-lo, pois que tal èxito foi devido ao esfôrço persistente e cheio de entusiásmo, com o apoio decidido e patriótico dos Srs. Governadores Gerais de Angola e de Moçambique, das nossas Comissões Executivas locais, de Luanda e de Lourenço Marques, a que presidiram, dando aos trabalhos finais, valioso e tenaz impulso, os nossos camaradas Ex.mos Srs. Major Raul Rato, em Luanda, e Capitão de Mar e Guerra José Valentim Pedroso de Lima, em Lourenço Marques.
Assim como êsse prestimosos auxílio foi possível fazer a entrega, em 15 de Setembro, à cidade de Luanda e, em 11 de Novembro, à cidade de Lourenço Marques, dos monumentos dos Padrões da Grande Guerra, que nas duas Capitais se erguem por nossa iniciativa, exaltando o esfôrço da intervenção militar de Portugal na Grande Guerra e glorificando os nossos camaradas mortos nos campos de batalha de Angola, de Moçambique, de França e do Atlântico - mare mostrum."
(Excerto do Relatório)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário