07 setembro, 2018

DOMINGUES, Mário – O PRETO DO «CHARLESTON» (novela). Lisboa, Livraria Editora Guimarães & C.ª, [s.d.]. In-8.º (19cm) de 276 p. ; B.
1.ª edição.
Capa (belíssima) de Roberto Nobre.
Publicado em 1929/1930(?) O Preto do «Charleston» é um romance de ficção que retrata a Lisboa boémia dos anos 20, o ambiente licencioso dos clubes e cabarets, e que reflecte a experiência do autor como porteiro do Clube Ritz.
Mário Domingues (1899–1977). “Nasce na roça Infante D. Henrique, na Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe. Jornalista, ensaísta, romancista e tradutor publica mais de 200 obras, com destaque para temas de História ou biográficos, mas também livros de aventuras e policiários. […] Mário Domingues foi um multifacetado homem de letras, tendo manifestado o seu talento em diversos sectores da vida cultural em Portugal. Efectivamente, foi um dos melhores jornalistas portugueses, tendo levado a cabo reportagens memoráveis em que o repórter se metia por dentro dos assuntos, vivendo-os directamente, para depois escrever sobre eles. Como historiador, a sua obra é notável. Escreveu biografias das figuras mais importantes da nossa História, bem como de outros grandes vultos da História Mundial, e, não raras vezes, introduziu elementos novos, fruto não só da sua laboriosa consulta nas obras que lhe serviam de suporte, mas também da sua extraordinária capacidade de raciocínio lógico e analítico, sempre presentes nos seus livros de temática policiária. Como escritor de ficção, escreveu vários romances, de que se destaca “O Preto do Charleston” (1930)."
Exemplar brochado em razoável estado geral de conservação. Envelhecido. Capa frágil com defeitos. Lombada apresenta falhas de papel nas extremidades; falta capa posterior. A justificar encadernação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário