07 outubro, 2025

VAZ, Nuno Mira -
PORTUGAL, OS PORTUGUESES, AS OPINIÕES PÚBLICAS E A GUERRA DE 1914-18.
Prefácio de Henrique Monteiro. Viseu, Quartzo Editora - Lisboa, 100 Anos Grande Guerra : 1914-1918, 2016. In-4.º (23,5x17,5 cm) de 208, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Importante subsídio para a história da Grande Guerra, analisada sob o ponto de vista da percepção que a "opinião pública" portuguesa tinha sobre o que ocorria em França, nos campos de batalha da Flandres.
"O Coronel Mira Vaz, professor de Sociologia Militar, mestre em Estratégia e Doutor em  Ciências Sociais, oferece-nos uma obra que é resultado de uma pesquisa sistemática nos  jornais e publicações mais relevantes editadas em Portugal, durante a Grande Guerra de  1914-1918, nas quais se refletiram as diferentes opiniões públicas daquele período.
À época, as principais fontes de informação disponíveis, para os portugueses que sabiam  ler, eram os jornais diários e outras publicações periódicas publicadas em Lisboa e Porto  e noutras cidades e vilas da província.
As “opiniões públicas”, como lhe chama o autor, porque eram as mais diversas, estavam estribadas em interesses e ideologias e eram veiculadas pela imprensa da época, mas esta alcançava apenas uma percentagem dos portugueses, porquanto mais de 70% eram analfabetos. A imprensa ilustrada com fotografias, essa era a que mais podia aproximar se dos iletrados pois, através da imagem, estes podiam percecionar o que se passava em Portugal e no mundo. As fontes publicadas estavam ligadas às elites políticas, à Igreja e aos sindicatos e apresentavam-se profundamente divididas quanto aos projetos que tinham para o nosso país e, em particular, repartidos quanto ao papel que Portugal deveria ter no grande conflito.
As operações militares, nas diferentes frentes de batalha, foram fortemente influenciadas pelas opiniões públicas, porquanto estas afetaram diretamente a vontade e o moral das tropas."
(Fonte: Portugal, os Portugueses, as Opiniões Publicas e a Guerra de 1914-1918, Major-general Manuel António Lourenço de Campos Almeida in Revista Militar N.º 2575/2576 - Agosto/Setembro de 2016)
"A participação de forças militares portuguesas nos teatros de guerra europeu e africano, ente 1914 e 1918, está retratada num acervo bibliográfico de dimensão considerável. Os soldados que combateram na Europa são acompanhados desde a atabalhoada preparação militar em Tancos até aos campos de prisioneiros onde permaneceram concentrados para além do armistício. [...]
Acredita-se que existe espaço para uma abordagem centrada na formação das opiniões públicas e na forma como elas evoluíram durante o período considerado, orquestradas por atores interessados em condicioná-las, fosse na busca de um grande consenso nacional relativamente à participação na guerra ou na manifestação da sua discordância.
Trata-se, em suma, de averiguar como foi percecionada pelos portugueses a guerra de 1914-1918 e que consequências ela trouxe para o seu quotidiano."
(Excerto da Introdução)
Índice:
Nora de Abertura | Prefácio | Introdução | I - A importância da Opinião Pública. II - Um país em convulsão. III - Duas guerras lá tão longe. IV - O moral dos combatentes. V - O papel da Imprensa. | Notas | Bibliografia.
Nuno Mira Vaz (n. 1940). "Nasceu em 1940, em Arraiolos. Completou o ensino secundário no Colégio Militar em 1957 e formou-se como oficial de Cavalaria na Academia Militar em 1962. Prestou serviço durante trinta anos nas Tropas Pára-quedistas. Fez toda a sua vida militar nas Tropas Pára-quedistas, tendo cumprido quatro comissões de serviço em África entre 1961 e 1974: Angola (1963/1965), Guiné (1966/1968) e (1970/1972) e Moçambique (1973/1974). Colocado como assessor no Instituto de Defesa Nacional em 1989, foi responsável editorial da revista Nação e Defesa entre 1997 e 2000 e desempenhou funções de coordenador da Área de Relações Internacionais, Estratégia e Geoestratégia entre 1994 e 2004. Professor de Sociologia Militar na Academia Militar entre 1997 e 2010, tendo desempenhado funções de chefe do Departamento de Ciências Sociais e Humanas entre 2004 e 2010. Coronel de Cavalaria na reforma, Mestre em Estratégia e Doutor em Ciências Sociais na área das Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, é autor de diversas obras com especial foco na Guerra Colonial."
(Fonte: https://editoratribunadahistoria.pt/team/nuno-mira-vaz/)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
45€

Sem comentários:

Enviar um comentário