25 outubro, 2025

GOMES, Manuel João -
15 HISTÓRIAS SUPERSTICIOSAS E 100 LUGARES-COMUNS SOBRENATURAIS.
Antologia organizada e apresentada por... Lisboa, Arcádia, 1976. In-8.º (20,5x13,5 cm) de 215, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Obra curiosa, publicada na apreciada Colecção Meia-Noite da editora Arcádia. O diabo e a morte na tradição chinesa, árabe, espanhola, portuguesa, bretã, irlandesa, russa, americana, belga germânica e sueca.
Ilustrada em página inteira com 5 desenhos "diabólicos".
"As histórias sobrenaturais da nossa tradição cultural ocidental-cristã, poderão ser estudadas enquanto «ficção» ou enquanto «verdadeira história».
Digamos de outra maneira: as ficções sobrenaturais da nossa tradição cultural têm o seu fundo de verdade... [...]
É importante estudar a primitiva função dos  mitos primitivos: é uma maneira de estudarmos a função do mito nas nossas sociedades, a função da «ficção» dentro da nossa cultura.
Este volume de narrativas sobrenaturais seleccionadas pretende fazer isso mesmo no campo específico do tema «Diabo» e certos aspectos do tema «morte».
(Excerto da Introdução - Átrio - Diabolicamente falando)
Índice:
Átrio - Diabolicamente falando: 1) Do Diabo; 2) Literatura e Diabo; 3) Feiticeiras(os) e Fadas; 4) Diabo e Tirania; 5) Das Almas Penadas; 6) Uma última nota. | I - Do Oriente: O Macaco Branco (China); O Pródigo e o Alquimista (China); A História de Zobeide (Arábia) II - II Do Diabo Cornudo: O Cavaleiro que Fez Pacto com o Diabo (Portugal); O Diabo Escudeiro (Portugal); Senhor Brown, o Moço (E. U. A.); Aventura Incompreensível... (França); O Sabbat de Moflaines (Sabóia); O Diabo Vestido de Padre (Bretanha). III - Dos Tiranos Vestidos à Diabo: O Violino do Sabbat (Bélgica); A Cruz do Diabo (Espanha); O Tirano Comorre (Bretanha); A Casa do Juiz (Irlanda). IV - Das Almas Penadas: A Visão de Carlos XI (Suécia); A Dama de Espadas (Rússia); A Dança dos Mortos (Alemanha). | Apêndice - 100 lugares-comuns sobrenaturais.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário