MACHADO, Bernardino - INVESTIDA CLERICAL NOS TRIBUNAIS. Paris, Impremerie Solsona, [1929]. In-8.º (14,5x10 cm) de 31, [1] p. ; E.
1.ª edição.
Folheto anti-clerical impresso em Paris, local e época em que o autor - ex-Presidente da República - se encontrava exilado, após expulsão do país sob acusação de conspirar contra o governo da Ditadura Nacional.
"A Republica, logo no Governo Provisorio, fortaleceu o poder judicial, arrancando a judicatura criminal à dependencia em que tinha o governo da Monarquia e suprimindo a prerogativa administrativa do poder executivo, que não era senão a impunidade de todos os agentes centrais. [...]
A Republica empenhou-se devéras pela concordia entre o Estado e as Igrejas, mas o clericalismo, que não deixou nunca de conspirar contra o novo regimen de liberdade de crenças, mais uma vez lhe deu o assalto felino. Ele sonha eternamente com o resurgimento do dominio absolutista, espiritual e temporal, do papado convertido em super-poder de todas as nações catolicas. É o pior dos imperialismos. Para o alcançar, todas as ditaduras, ainda as mais atrozes e ignobeis, como a de Portugal, lhe servem. [...]
Só a reviviscencia do espirito de autonomia nacional da catolicidade, descentralizando-a, poderá valer-lhe. O problema é o mesmo em todos os campos, politico, economico, religioso: de liberdade. O sentimento religioso há-de identificar-se com o sentimento civico. Ao cristianismo cabe ainda uma função educativa incontestavel a desempenhar. Não é indiferente que, quando os homens mais se prendem na teia tão inextricavel da labuta pela existencia, a Igreja os acorde para os deveres idealistas da fraternidade, que acima de tudo, por mandado de Deus, emquanto não é só da sua propria consciencia, eles têem de cumprir uns para com os outros, lidando abnegadamente pelo granjeio do bem comum. Nada mais louvavel. Mas que sacerdotes, invocando a doutrina de Cristo, em vez de apregoarem o amor e a união, não façam senão atiçar o rancor e a divisão, para sobre escombros fundarem a potestade do seu reinado neste mundo, é intoleravel."
(Excerto de Investida Clerical nos Tribunais)
Encadernação em tela com letras gravadas a seco e a negro na pasta anterior.
Exemplar em bom estado geral de conservação. Pastas algo manchadas.
Raro.
Com interesse histórico.
25€


Sem comentários:
Enviar um comentário