19 outubro, 2025

RELATÓRIO ANUAL DA PANAIR DO BRASIL S. A. - RIO DE JANEIRO BRASIL : 1950 -
Relatório da Directoria Relativo ao Exercício de 1950, a ser Apresentado à Assembléia Geral Ordinària, em 24 de Abril de 1951. [Rio de Janeiro], [Panair], 1951. In-8.º (22,5x16 cm) de 43, [1] p. ; mto il. ; B.
1.ª edição.
Relatório e Contas da Panair, icónica"companhia aérea [brasileira] que dominou o setor de aviação nacional entre as décadas de 1940 e 1960 e teve a licença de operar retirada pelo regime militar sem aviso prévio, sendo, em seguida, liquidada judicialmente. À época, a Panair era a mais importante companhia aérea do país, concessionária exclusiva das rotas para a Europa, África e Oriente Médio, além de operar em vários países da América do Sul e em todo o Brasil, executando um serviço único de integração em 43 localidades da Amazônia. No dia 10 de fevereiro de 1965, sem que antes fosse instaurado um processo administrativo regular, todas as suas concessões de linhas aéreas foram suspensas, por meio de um curto despacho assinado pelo Presidente da República, o marechal Castello Branco, e pelo ministro da Aeronáutica, brigadeiro Eduardo Gomes." (Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Informacao/Dilemas/noticia/2015/02/caso-panair-completa-50-anos-ainda-sem-desfecho-judicial.html)
Obra de grande esmero e apuro gráfico, impressa em papel de superior qualidade, profusamente ilustrada com belíssimos desenhos  a duas cores e multi-cores, no texto e em página inteira, com layou e desenhos de W. Heitinger e A. Turack. Contém informações relevantes para a análise da situação económico-financeira da empresa, rotas, frota aeronáutica, etc.
Inclui CDV de Paulo Sampaio, Presidente-Gerente Geral da Companhia tendo manuscrito na frente "Com os cumprimentos de".
"A Panair do Brasil S.A. foi uma companhia aérea brasileira sediada no Rio de Janeiro, fundada em 22 de outubro de 1929, por Ralph Ambrose O'Neill, como NYRBA do Brasil. Foi uma das companhias aéreas pioneiras do Brasil. A NYRBA foi incorporada pela Pan Am em 1930, e teve seu nome mudado para Panair do Brasil, em referência ao código telegráfico da Pan American World Airways, "PANAIR", controladora da empresa. Foi a principal empresa aérea brasileira entre 1930 e 1950, e perdeu mercado - principalmente o doméstico - na década de 1950, com o crescimento da Varig e da Real." (Wikipédia)
"Cumprindo o que determinam a lei e os estatutos, o Conselho Administrativo, tem o prazer de submeter à sua apreciação o Relatório, Balanço Geral e Conta de Lucros e Perdas relativos ao exercício findo em 31 de dezembro de 1950.
Foi o ano de 1950 assinalado por importantes acontecimentos para a Companhia sendo-nos grato destacar e louvar a acção do Govêrno que, compreendendo a grave situação que vinha sendo atravessado pelas linhas internacionais, estendeu às quatro emprêsas brasileiras, que as operam, o amparo financeiro indispensável à sua continuidade. A Lei n.º 1.181, de 17 de agosto de 1950, constitui, certamente, um dos mais importantes marcos na história da Aviação Comercial Brasileira, uma vez que, não fôra a mesmo promulgada, impossível seria continuar a manter o tráfego regular, além fronteiras. Só se pode ter uma idéia do seu alcance quando se focaliza o fato de que, em menos de cinco anos, aeronaves da Panair, para só falar das nossas, atravessaram 1.736 vêzes o Oceano Atlântico, proporcionando um intercâmbio político-comercial de grande interêsse para o Brasil."
(Excerto da Introdução)
Índice:
Introdução | Capital e Acionistas | Tráfego Efetuado | Novos Horários e Linhas |  Aeronaves | Pessoal | Receita | Despesa | Situação Econômica-Financeira | Conclusão | Balanço | Conta de Lucros e Perdas | Parecer do Conselho Fiscal.
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Com interesse histórico.
35€

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