CONSTANTINO, M. - BIBLIOTECA BÁSICA DE FICÇÃO CIENTÍFICA. [S.l.], Edição: Associação Policiária Portuguesa, 1990. In-4.º (28x18,5 cm) de [4], 137, [1] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Capa: João Sarzedas.
Importante repositório bio-bibliográfico da temática «Ficção Científica»., que inclui breve apontamento biográfico dos principais escritores.
Obra policopiada, rara e muito interessante. Sem menção na Biblioteca Nacional.
Ilustrada no texto com desenhos alusivos ao tema e reprodução de capas de livros e retratos de romancistas.
"Existem publicações que especificam o que é a Ficção-Científica. Outras há que a caracterizam, historiam e dissecam.
Não se vai, pois, historiar ou critiquizar tal género literário. A missão apaixonante proposta é, simplesmente, seleccionar.
No presente, estão publicados em Portugal traduções ou originais nacionais, menos de um milhar de títulos. Todavia, ao nível mundial, considerando como ano zero o da publicação de Frankenstein, de Mary Shelley, obra considerada como uma das fundadoras da moderna ficção científica, calcula-se a representação em mais de trinta mil volumes.
A pretensão, como se apontou, é seleccionar. Seleccionar uma lista das melhores obras de todos os tempos de modo a formar uma Biblioteca Básica de ficção científica. Básica em essência e em mérito.
Missão apaixonante, considerou-se, mas também extremamente difícil. O trabalho exige muito tempo, imensas consultas, um mínimo de metodologia, para evitar preferências individuais e fiança de seriedade.
Garante-se a seriedade."
(Excerto da Introdução)
Exemplar em brochura, bem conservado.
Raro.
Sem registo na BNP.
45€



Sem comentários:
Enviar um comentário