20 outubro, 2025

NOGUEIRA, Rodrigo de Sá -
ELEMENTOS PARA UM TRATADO DE FONÉTICA PORTUGUESA.
Por... Centro de Estudos Filológicos. Lisboa, Imprensa Nacional de Lisboa, 1938. In-4.º (25x16,5 cm) de XXXI, [1], 380 p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Obra de fôlego. Trata-se de um importante contributo filológico para a fonética portuguesa.
Ilustrado no texto com desenhos esquemáticos.
"Há muito tempo formulei o propósito de escrever um tratado de fonética portuguesa, tam profunda, tam metódica e tam documentada quanto possível. [...]
Ao organizar a Bibliografia infra, tive na mente aqueles que se propuseram estudar a fonética portuguesa em todos os seus aspectos: no culto e no dialectal, no hodierno e no arcaico, no histórico e no comparativo, no especial e no geral, no teórico e no experimental.
Tive ainda na mente aqueles que, propondo-se estudar a fonética de outras línguas, indirectamente ministram subsídios para o melhor conhecimento da nossa."
(Excerto do Prólogo)
Rodrigo de Sá Nogueira (1892-1979). "Licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, foi 1.º oficial da Academia das Ciências de Lisboa. Doutor de Capelo e Borla pela Universidade de Coimbra, foi autor de várias publicações sobre filologia: Contribuição para o estudo das onomatopeias (1948), Elementos para um tratado de fonética portuguesa (1989), Dicionário de Erros e Problemas de Linguagem (1995), Guia Alfabética de Pontuação: acompanhada com os termos gramaticais conexos com a pontuação (1989), Estudos sobre as onomatopeias (1950), Dicionário Ronga-Português (1960), entre outras obras."
(Fonte: Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/autores/rodrigo-de-sa-nogueira/169/pagina/1)
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas algo envelhecidas e oxidadas. Interior correcto.
Muito invulgar.
20€

Sem comentários:

Enviar um comentário