06 dezembro, 2019

VIANA, Abel - LINGUAGEM POPULAR DO ALTO-MINHO (apontamentos). Viana-do-Castelo, Emp. Gráf. do «Notícias de Viana», 1932. In-8.º (18,5 cm) de 49, [1] p. ; B.
1.ª edição.
Curiosa monografia, com interesse etnográfico, sobre o vocabulário popular minhoto.
Muito valorizada pela dedicatória autógrafa do Prof. Abel Viana a Serafim Leite.
"Em 1929 publiquei no jornal «Notícias de Viana» algumas notas relativas ao vocabulário popular do Minho, tendo aí frisado que muitos dos vocábulos então tratados estariam porventura incorporados em dicionários ou estudados em trabalhos especiais.
Alguns trago de novo à discussão, a par de outros que do mesmo modo serão já conhecidos. Dêstes últimos, conquanto não sejam inéditos, aproveitar-se-á pelo menos a indicação de que são usados no Alto-Minho, do mesmo modo que o são em outras regiões, ou empregados em acepção diferente.
Não é isto resultado de estudo sistemático, porque pata tal cercam-me circunstâncias impeditivas. São ligeiras notas, apenas, remetidas para a competência dos filólogos, com passagem pela curiosidade geral."
(Preâmbulo)
Matérias:
I - Do vocabulário. Modos de dizer. III - Particularidades da pronúncia. IV - Gírias de classes e de famílias.  V - Apelidos de casas. VI - Alcunhas.
Abel Gonçalves Martins Viana OIP (Viana do Castelo, 1896 - Beja, 1964). "Foi um arqueólogo, etnógrafo e professor português. Entre 1910 e 1913 viveu na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, tendo ali começado o seu interesse pelas ciências históricas e naturais. Começou a estudar arqueologia e etnografia enquanto exercia como professor do ensino primário na região do Minho, tendo sido nos periódicos estrangeiros e do Alto Minho que começou a publicar os seus primeiros artigos. Dedicou-se inteiramente à arqueologia e entografia, tendo-se destacado como um dos mais importantes arqueólgos em Portugal. Em Beja, trabalhou nos campos da arqueologia, etnografia e folclore, tendo feito vários estudos para a imprensa, e publicado diversos livros. Colaborou na Revista de Arqueologia. Era sócio correspondente de vários instituições no exterior, e foi bolseiro do Instituto de Alta Cultura e do Instituto Nacional de Educação."

(Fonte: wikipédia)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Com interesse histórico e etnográfico. Capas oxidadas.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário