13 dezembro, 2019

CONTOS POPULARES PORTUGUESES. Selecção e Prefácio de M. Viegas Guerreiro. Lisboa, Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho : Gabinete de Etnografia, 1955. In-8.º (19 cm) de [2], 404, [4] p. ; B.
1.ª edição.
Curiosa recolha de pequenos contos (66), na sua maioria de índole histórica e popular.
"Este costume de contar contos ascende a tempos muito remotos. [...]
A Europa moderna e culta só, porém, tardiamente se apercebeu da importância deste género literário. [...]
Um facto surpreendente e notável fora entretanto averiguado: Os contos repetiam-se com simples modificações de pormenor ou sem elas em outros países, vizinhos ou distantes, com a mesma ou diferente língua, de raça igual ou diversa."
(Excerto do Prefácio I, Os contos populares e a sua origem)
"Ouvir e contar contos constituiu até há bem pouco tempo um dos prazeres mais queridos do nosso povo. [...]
Este tipo de narrativa faz a sua apresentação na literatura escrita, pela primeira vez, no século XVI, pela mão de Gonçalo Fernandes Trancoso que aproveitou temas de algumas narrativas populares nos seus «Contos e história de proveito e exemplo». [...]
Dos estudos realizados se conclui que da maior parte dos contos portugueses se encontram versões em outros países e muito poucos são os que podemos considerar indiscutivelmente originais.
E surge então o problema de se saber de que maneira chegaram até nós essas narrativas comuns no todo ou em parte a quase todas as nações do mundo."
(Excerto do Prefácio II, Os contos portugueses)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Invulgar.
15€

Sem comentários:

Enviar um comentário