30 dezembro, 2019

GALLIS, Alfredo - FIALHO D'ALMEIDA. Lisboa, Livraria Central de Gomes de Carvalho, editor, 1903. In-8.º (19cm) de 21, [3] p. ; [1] f. il. ; B. Col. Intellectuaes, III
1.ª edição.
Biografia de Fialho de Almeida, popular crítico e escritor satírico da época, pela pena de Alfredo Gallis, autor mais conhecido pelos romances eróticos que publicou. Trata-se de um "retrato" incisivo de Fialho, escrito com argúcia e graça.
Opúsculo ilustrado com um retrato do biografado em separado.
"Se escrever acerca dos mortos é missão em regra por demais ingrata, escrever a respeito dos vivos torna-se duplamente espinhosa e até revestida d'uma delicadesa extrema. Essas difficuldades desapparecem porém, quando o panygerista accentua de ante-mão as intenções inalteraveis de no seu escripto cultivar excensivamente a rosea flor do elogio.
N'esse caso, se o amor proprio e a vaidade do biographado podem sorrir e sentir-se alegres e mimados, a consciencia do biographo não póde restar muito traquilla, porque o elogio incondiccional, absoluto, cerrado, systematico, ao transe, é quasi que uma desvalorisação dos merecimentos alheios.
A verdadeira biographia e o mais sincero elogio, são os que procuram sempre a verdade, e sabem encontrar os pontos frageis e os culminantes, os defeitos e as virtudes, a justa expressão emfim do valor de cada um, sujeitando-o a uma critica sobria e meditada que em nada altera o merecimento primacial d'aquelle ou d'aquelles sobre quem incide. [...]
Um artigo de Fialho era lido com avidez, commentado, discutido e constituia quasi o acontecimento do dia.
De repente surgiu o pampheletario, e os Gatos apparecerem á luz da publicidade, assanhados, de pupilla dilatada, unhas abertas, cauda irrissada e pêlo hirsuto, arranhando tudo e todos, com uma sanha de verdadeiros gatos bravos!
N'esses seis volumes de critica acerba e pungente, existem paginas maravilhosas de precepção, de espirito, e de castigo sobre todos os ridiculos e desmandos sociaes, politicos e administrativos do nosso paiz. [...]
Estavamos falhos de talentos, e o de Fialho verdadeiro, incontestavel, puro, pairando acima de toda uma geração de plumitivos qe despontara tuberculosa, myope, sodomita e chilra, alçava-se soberano em arrojos inauditos, calando fundo, até na consciencia dos mais ferrenhos conservadores!"
(Excerto do texto)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário