19 dezembro, 2019

OLIVEIRA, Luiz de Lemos Mendes d' - DA RELIGIÃO E DO CRIME. (Estudo de sociologia criminal). [Por]... Advogado. Coimbra, Tipografia da "Atlântida", 1929. In-8.º (24 cm) de 102, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Interessante estudo criminal, socio-religioso. "O autor expôe as doutrinas das escolas antropológica e sociológica do crime, defende a tese que a religião contribui para formar e robustecer o senso moral, estuda a religiosidade nos criminosos e conclui pelo importante papel da religião, especialmente da católica, na prevenção e no tratamento penal da delinquência. O trabalho não é uma dissertação retórica, ao serviço exclusivo duma intenção confessional, antes é redigido com serenidade e elevação scientífica que o tornam digno de encómio."
(Fonte: Revista Bibliográfica, 1929).
Livro valorizado pela dedicatória autógrafa do autor a Ulisses Cortez (1900-1975), na época director-geral do Ministério da Justiça; foi ainda deputado na Assembleia Nacional, Presidente da União Nacional, tendo substituído o Professor Marcelo Caetano, Ministro da Economia (1950-1958) e Ministro das Finanças (1965-1968).
"O aumento da criminalidade é um facto que preocupa os Estados e que desde há muito chama a atenção dos sociólogos e criminalistas, no sentido de averiguar das suas causas, afim de lhe opôr um combate racional e prático.
Porque o homem delinqùente necessáriamente oferece um campo vasto à análise das sciências, pelas diferenças de temperamento e de meio, o problema dos preventivos e repressivos penais é um problema complexo, de difícil solução adequada. [...]
Contra a opinião de muitos positivistas, entendemos, apoiado nos conhecimentos scientíficos, que a religião é no campo preventivo e repressivo do delito o maior e mais poderoso elemento a ter em conta, mórmente sob o aspecto educativo, em que exerce uma acção sob todos os títulos notável."
(Excerto do preâmbulo, Duas Palavras)
Índice:
Duas Palavras. | I - O Crime e o Ambiente Social. II - A Religião e o Senso Moral. III - A Religião e o Delinqùente. IV - A Religião nas Estatísticas Criminais. | Conclusão.
Exemplar brochado em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e falhas de papel. Deve ser encadernado.
Muito raro.
Sem registo na Biblioteca Nacional.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário