04 dezembro, 2019

A SUA EXCELENCIA O SR. DR. ANTONIO DE OLIVEIRA SALAZAR, ILUSTRE MINISTRO DAS FINANÇAS - As Camaras Municipaes do Paiz. Porto, Litografia Nacional, 1930. In-8.º (18,5 cm) de [28] p. ; il. ; B.
1.ª edição.
Homenagem da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia ao então ministro das finanças, António de Oliveira Salazar, que, com a contribuição das restantes câmaras municipais do país (270), permitiram a oferta ao estadista de um relicário, peça de ourivesaria inspirada no Mosteiro da Batalha, executado por Mestre Filipe José Bandeira. O opúsculo inclui um poema dedicado a Salazar - A Pátria registando... - da autoria de Parente de Figueiredo, a lista das câmaras municipais por ordem alfabética e o Livro d'honra, que contém as impressões de conhecidos artistas nortenhos sobre a peça: Teixeira Lopes - João Augusto Ribeiro - Joaquim Costa - Joaquim Lopes.
Livro totalmente impresso sobre papel couché, ilustrado com o retrato de Salazar, do artista e do relicário e a sua planta.
Valorizado pela dedicatória autógrafa do mestre-artista ao Dr. Valadão Chagas.
"As Comissões administrativas dos Municipios do Paiz inteiro, depois de terem levado a efeito a memoravel jornada a Lisboa, em 21 de Outubro p. p. perante e em nome da Nação que representavam, a mais sincera e eloquente prova do alto apreço em que, todas elas, teem a preclara inteligência, profundo saber e cristalina honestidade de V. Ex.ª, veem hoje, em complemento dessa grandiosa manifestação, que começou em Lisboa - gloriosa Capital, de tradições muitas vezes seculares - e acaba no Porto - histórica e briosa cidade da Virgem e do Trabalho - depôr nas mãos de V. Ex.ª a maravilha artistica do presente Relicário.
Vai dento dele, na pequena barra de oiro - oiro de Portuguezes - toda a alma de Portugal, numa atitude de eterno reconhecimento a quem soube, num momento histórico de confusão e incerteza, salvá-la, impondo-a, cheia de um novo prestigio, à consideração do mundo.
O Norte e o Sul, confundidos no mesmo pensamento de entusiasmo e gratidão juntam-se, neste momento, dentro dos muros desta cidade Invicta, para num amplexo fremente de amor Pátrio, entregarem a V. Ex.ª Senhor Ministro, o cinzelado Relicário, que perpetuará, pelos tempos fóra, a veneração da nossa Pátria pela intervenção salvadora de V. Ex.ª nos destinos da Terra Portugueza.
Fundiu-se nesse pedaço de oiro, o oiro de todos os cantos de Portugal, cabendo-no a nós, em nome de Ele, como seus lídimos representantes, entregar, assim guardado, o OIRO DE PORTUGUEZES A QUEM TANTO ZELA O OIRO DE PORTUGAL."
(Apresentação)
Exemplar brochado em bom estado de conservação.
Raro.
Sem registo na BNP.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário