03 dezembro, 2019

BARROS, Dᴿ. J. A. Nogueira de - ANNA GIOVET : romance historico. Braga, Typographia Lusitana, 1874. In-8.º (18 cm) de 98, [2] p. ; B.
1.ª edição.
Romance histórico publicado em Braga, cuja acção decorre no século XVII, no período conturbado da história nacional que se seguiu à restauração da independência, e à morte de D. João IV (1656), durante a regência de D. Luísa de Gusmão (1656-1662), quando o degenerado Afonso VI (1643-1683) atemorizava Lisboa e arredores com os seus companheiros de "diabruras", onde se destacavam os irmãos Conti, em surtidas criminosas, violando e espancando.
Não existem referências bibliográficas sobre esta obra; relativamente ao autor - José António Nogueira de Barros -, apenas se sabe que publicou um outro romance histórico - O Sebastianista (1856).
"No anno de 1661, existia no bairro de Alcantara, da cidade de Lisboa, um palacio que pertencia á familia Giovet.
A frente éra sumptuosa, as janellas do rez-de chausée eram fechadas por grades de ferro, e as dos andares superiores ornadas de lindos relevos. [...]
Nos jardins havia bacias de marmore d'onde a agua crystalina sahia destinada á rega das flores e arbustos que formavam bosques. [...]
Tudo n'este bello edificio revelava o bom gosto e grandeza dos seus opulentos proprietarios.
Era, por assim dizer, um passeio publico, pois que nos domingos e dias santificados, de tarde, era franca a entrada a pessoas decentemente vestidas."
(Excerto do Cap. I)
Em uma tenebrosa noite de fevereiro, estavam em um dos aposentos d'este palacio, tres personagens; duas embuçadas em capotes, aqueciam-se ao fogo, que ardia em rica chaminé, e uma, envolvida em roupão de veludo, estava recostada em custosas almofadas lendo a historia da Inglaterra.
A leitora era uma moça de 19 annos de estatura elegante e admiravelmente contornada, faces rosadas, o aspecto brilhante dos olhos harmonisava com a alvura do rosto e o carmesim dos labios.
Da cabeça, ornada de uma linda touca, sobresahiam grossos cachos de cabello que repousavam sobre o peito.
Esta joven chamava-se Anna Giovet.
As duas personagens, eram Bernardo, e Luiza Giovet, avós de Anna e de seu irmão Geremias Giovet, coronel do regimento Schomberg. 
N'aquelle aposento costumava Anna passar algumas horas entregue á leitura, ao desenho e á musica, onde aquella alma pura se expandia livremente ao estudo e á contemplação do vasto panorama que das janellas se avistava. [...]
A noite era escura, chuvosa e fria como propria da estação.
Um ruido se fez sentir no pateo.
- É Geremias, exclamou o velho; como virá molhado!
Anna lançou mão com rapidez do cordão da campainha para chamar os criados; mas neste tempo entram elles com espanto dizendo:
- Sua alteza o snr. D. Affonso."
(Excerto do Cap. II)
Exemplar brochado, por aparar, em bom estado geral de conservação. Capas frágeis com defeitos e falhas de papel, com mancha de humidade que se prolonga pelas três primeiras e derradeiras folhas do livro.
Raríssimo.
Sem referências bibliográficas, incluindo a BNP.
Peça de colecção.
Indisponível

Sem comentários:

Enviar um comentário